Logomarca Indústria 4.0

Marcopolo vive transformação digital com apoio da SKA

Por: SKA      25/09/2023 

Considerando a visão de ser protagonista em soluções de mobilidade urbana de forma sustentável e cumprindo um papel de referência mundial na fabricação de carrocerias de ônibus, a Marcopolo possui, há mais de 30 anos, uma parceria sólida com a SKA no que tange a jornada de transformação digital dos seus processos de engenharia

Há 74 anos inserida no mercado de mobilidade, ela é uma empresa movida por tecnologia e, conforme o coordenador de engenharia, planejamento e aplicação da multinacional, Tiago Mendes da Silva, essa transformação digital se relaciona diretamente com as questões de eletromobilidade que vêm sendo discutidas nas cidades atualmente. 

Conforme o gerente comercial da SKA, Felipe Schiehll, a SKA acompanha a evolução da Marcopolo desde a etapa do 2D, passando pelo 3D com o software SOLIDWORKS e chegando até a etapa atual com a solução CATIA, que é disponibilizada dentro da Plataforma 3DEXPERIENCE, distribuída pela SKA no Brasil. 

Nesse contexto, o engenheiro de desenvolvimento de software da Marcopolo, Douglas Gomes, destaca que, atualmente, cerca de 177 colaboradores já estão habilitados e utilizam a plataforma 3DEXPERIENCE e o software CATIA no setor de projetos da multinacional, o que representa 30% do efetivo dessa área.  

“Temos uma parcela bem grande de pessoas trabalhando 100% na plataforma 3DEXPERIENCE e estamos desenvolvendo, juntamente com a SKA, novas ferramentas para trazer ainda mais usuários para dentro dela, através da parte elétrica e de processos”, complementa. 


Continua depois da publicidade


Sendo assim, Douglas reforça que a Marcopolo está trabalhando na exportação de dados e informações da plataforma para a produção, como também na integração entre as áreas.  

"Estamos nos movimentando para criar uma nova engenharia na empresa, a Marcopolo do futuro”, explica. 

Mais tecnologia, agilidade e qualidade no desenvolvimento de projetos 

O engenheiro de desenvolvimento de software da Marcopolo, Andreis Luvizon da Silva, conta que há alguns anos a empresa começou a desenvolver um novo modelo de carroceria, o G8, e que, a partir disso, foi identificada a necessidade de um salto tecnológico no setor de projetos.  

“Buscamos a Plataforma 3DEXPERIENCE e a utilização interna do CATIA para trazer mais qualidade ao nosso projeto. Fizemos toda a montagem, o nosso digital mockup unit, nosso DMU, enxergando todo o processamento do projeto ali dentro do software. Isso nos incentivou a dar o próximo passo e a implementar toda essa ferramenta em nosso escopo como um todo”, afirma Andreis. 

Nesse sentido, vale salientar que, a Plataforma 3DEXPERIENCE é a ferramenta responsável por gerenciar todos os aspectos do ciclo de vida de um produto, ajudando as empresas a atingirem melhores resultados. 

E o grande diferencial da SKA, que é revenda autorizada dessa solução no Brasil, está na sua expertise analítica e técnica, capaz de conectar tecnologias inovadoras com os processos e culturas já existentes nos ambientes industriais. 

A partir do uso da Plataforma 3DEXPERIENCE, as equipes de engenharia podem se comunicar e desenvolver projetos colaborativos com os demais setores de uma empresa de forma mais eficaz e simplificada. 

Andreis também enfatiza outro benefício trazido pelas soluções de tecnologia disponibilizadas pela SKA, que foi o recurso “configurador de produto (poltrona)”, o qual facilitou e agilizou o desenvolvimento de novos projetos de ônibus dentro da empresa. 

Essa questão, inclusive, foi abordada pela líder de engenharia da Marcopolo, Lucinéia Catafesta, durante o SKA Connect 2023, onde ela destacou o avanço do projeto do G8 RHD (right-hand drive), um modelo de ônibus que está sendo desenvolvido para rodar a África, a partir do uso das das ferramentas automatizadas de engenharia da SKA.  

Leia também: Conectividade de ponta a ponta garante maior produtividade para fabricantes com projetos customizados

Próximos passos 

O especialista de Engenharia da Marcopolo, Diego Nunes, pontua que, atualmente, a Marcopolo encontra-se em processo de desenvolvimento e implementação do recurso DELMIA, e que isso vai possibilitar ainda mais avanços na qualidade e integração dos processos internos da área de engenharia da Marcopolo, habilitando também o uso de novos recursos, como o SIMULIA.   

Ele ressalta que essas etapas são importantíssimas para a engenharia da multinacional e que isso permitirá que a engenharia implemente, de fato, a estratégia de EBOM, MBOM e PBOM.  

“Com a utilização das soluções disponíveis na plataforma 3DEXPERIENCE, o setor de engenharia da Marcopolo vai obter mais qualidade na validação de projetos, reduzindo o número de mockups físicos e obtendo a condição de validação de produto em tempo real. Dessa forma, conseguiremos configurar um produto 100% e obter esse projeto virtual estabelecido e concretizado de maneira muito mais rápida, eficiente e com maior qualidade de entrega”, relata. 

SKA é referência em inovação tecnológica sustentável 

O papel da SKA como agente de transformação digital da Marcopolo é de extrema relevância e a nossa equipe de especialistas em indústria 4.0 está sempre buscando novas formas de implantar sistemas de inovação tecnológica sustentável em seu ecossistema industrial. 

“A SKA nos apoia em soluções tecnológicas que nos ajudam a melhorar e a otimizar os nossos processos de engenharia e produção. Isso nos permite uma otimização nos recursos de engenharia, minimizando erros, melhorando nossa qualidade e potencial de entrega também, o que é vital em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”, completa o especialista de engenharia da Marcopolo, Diego Nunes. 

Case é apresentado no Simpósio SAE Brasil de Mobilidade Urbana 2023 

Essa relação de valor entre a SKA e a Marcopolo, a qual é determinante na jornada de transformação digital da multinacional, foi apresentada durante o Simpósio SAE Brasil de Mobilidade Urbana, que ocorreu em agosto de 2023, em Caxias do Sul. 

Na ocasião, o Head e Business Solution Consultant, Luiz Gonçalves, e o engenheiro de Aplicações, Vinicius Oliveira, apresentaram os benefícios que a Plataforma 3DEXPERIENCE da SKA está proporcionando ao departamento de engenharia da Marcopolo, contemplando tópicos como: Digital Mockup (DMU), Tubulação & Elétrica, Configurador de Produto, Múltiplas Listas Gerenciadas (EBOM, MBOM, PBOM) e Engineering Change Management (ECM). 

Além disso, algumas experiências relacionadas aos processos de transformação digital da Marcopolo também foram levadas pela equipe da SKA aos participantes do evento, como: óculos VR, configurador de produto 3DPlay (configurador de poltrona), célula robotizada, DMU BusWorld e o projeto do ônibus DD1800.  

Confira mais detalhes no videocase que a SKA gravou com os profissionais da área de Engenharia da Marcopolo, em Caxias do Sul:  

Parceria duradoura em constante evolução  

Para a SKA, ser reconhecida como agente de transformação no departamento de engenharia Marcopolo é motivo para se orgulhar, visto a relevância que a empresa possui no mercado de mobilidade urbana e o tanto que ela contribui com a engrenagem econômica do país e do mundo. 

Há mais de 30 anos, a SKA entrega sistemas de tecnologia de excelência para diferentes segmentos da indústria, sendo considerada líder na América Latina no fornecimento de soluções sustentáveis para a indústria 4.0. 

Com mais de 400 colaboradores qualificados e engajados que se dedicam diariamente a superar novos desafios, a SKA já atendeu mais de 5.000 clientes, com o propósito de transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável.  

Inove e otimize os processos da sua empresa com as soluções da SKA 

Gostou dos ganhos que a Marcopolo está obtendo com a implantação das soluções de tecnologia da SKA em seus processos? 

Fale com um de nossos especialistas para iniciar a jornada de transformação digital da sua empresa e alcançar resultados ainda melhores ao seu negócio! 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: