Fábrica de motos e veículos de três rodas em Santa Cruz do Sul

Fonte e foto: Zero Hora - 06/11/07

Resultado de cinco anos de pesquisa de três empresários gaúchos, um goiano e dois chineses, começou a funcionar ontem, dia 05, em Santa Cruz do Sul a montadora de veículos do Grupo Vmag.

A fábrica vai atuar num segmento alternativo: o de três rodas, bastante utilizado na Europa e apontado como uma das mais viáveis soluções para os problemas do trânsito urbano.

Preço, consumo econômico, além do design diferenciado, são apontados como atrativos da marca. A montadora vai colocar já no mercado dois modelos inovadores e curiosos: a motobicicleta e o triciclo. O primeiro é movido à bateria. O condutor pode optar entre acelerar (como uma moto) ou pedalar (como uma bicicleta). O segundo, abastecido com gasolina, faz até 24 quilômetros por litro.

"É uma iniciativa revolucionária justamente porque entra na era ecológica", explica um dos diretores, Vanderci Machado.

Além disso, a motobicicleta não exige habilitação, nem emplacamento, já que será enquadrada como bicicleta nos registros municipais. O triciclo tem jeito de moto, mas carroceria de caminhonete. Segundo Machado, o modelo é ideal para pequenas empresas que trabalham com entregas.

"É um caminhonete com um bom espaço para as mercadorias e sem altos custos de manutenção", garante.

A partir do próximo ano, no entanto, a idéia da Vmag é agregar à linha de produção também o carro de três rodas. Um protótipo do veículo já está disponível na fábrica para exposição e test-drive. O modelo, na visão dos diretores, tem tudo para ser usado na frota de táxi do país.

Além do automóvel, também passará a ser produzida a motocicleta exclusiva para deficientes, com modelo semelhante a que já estará à venda. A única diferença será a produção do modelo com três rodas, em vez de duas. Para a montagem de todos os veículos fabricados pela Vmag, as peças utilizadas são importadas da China.