Klabin anuncia investimento de quase R$ 1,6 bilhão para nova fábrica em SP

Gigante do setor de embalagens construirá uma nova fábrica de papelão ondulado em Piracicaba.

A cidade de Piracicaba (SP), a cerca de 160 quilômetros da Capital, receberá uma nova fábrica de papelão ondulado da Klabin, referência internacional na produção e na exportação de papéis para embalagens. O investimento da empresa no estado de São Paulo será de R$ 1,57 bilhão, com a geração de 1,2 mil empregos (700 durante a obra e 500 na operação da fábrica). A previsão é que a unidade comece a funcionar em 2024 e tenha capacidade para produzir 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano.

O projeto da Klabin conta com apoio da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), que assessorou a empresa na escolha do local para a instalação da planta e em questões tributárias, ambientais e de infraestrutura. Para a escolha de Piracicaba como sede do empreendimento, também pesou um acordo para a antecipação, para o ano que vem, da construção de um anel viário que estava previsto para 2040 no contrato de concessão da Eixo SP, que administra rodovias da região.

"É mais um investimento que trará emprego e renda para o estado, além de reforçar o protagonismo e a liderança de São Paulo na área industrial. O trabalho da InvestSP é exatamente apoiar o setor privado e ajudar a criar as condições necessárias para atrair empresas, gerar negócios e fortalecer a economia paulista", diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.

A nova fábrica da Klabin ficará em um terreno de quase 1 milhão de m² com localização estratégica, a cerca de 10 quilômetros de uma outra planta que a empresa já possui no município. Maior recicladora de papéis do Brasil com uma produção de 415 mil toneladas por ano, a empresa diz que “o projeto está alinhado a seu plano de crescimento e reforça sua crença no mercado brasileiro e seu compromisso de criar valor sustentável para toda a cadeia”.


Continua depois da publicidade


“Piracicaba tem se destacado como um dos maiores expoentes em desenvolvimento tecnológico do Brasil. O anúncio feito pela Klabin ratifica essa vocação. Disputamos esse investimento com países sul-americanos e também estados brasileiros, além de cinco municípios paulistas na fase final. Estamos num momento de retomada econômica e notícias assim nos fazem acreditar que estamos no caminho certo”, disse o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida.

Considerada um dos principais polos industriais do estado de São Paulo, a região de Piracicaba tem como atrativos para as empresas, entre outras coisas, logística privilegiada, com fácil acesso a rodovias importantes e ao aeroporto de Viracopos; oferta de mão de obra qualificada, com universidades e uma ampla rede de ensino técnico e tecnológico; e apoio à inovação, com diversos hubs e centros de pesquisa.