NIONE apresenta primeiro produto com nanopartículas de nióbio para revestimentos protetivos

Unidade de pesquisa, produção e aplicação de nanotecnologia desenvolveu primeiro tipo de pré-mistura para utilização em revestimentos protetivos.

A NIONE, unidade das Empresas Randon e da Fras-le que atua no desenvolvimento, produção e aplicação de nanotecnologia, apresenta ao mercado seu primeiro produto: uma pré-mistura com nanopartículas de óxido de nióbio, que servirá como base para aplicação em revestimentos protetivos. A adição desse produto ao revestimento possibilita ganhos em resistência à corrosão, durabilidade de cor e brilho, além de permitir secagem ultrarrápida, com ganhos no processo de aplicação. A novidade foi apresentada juntamente com a inauguração da unidade fabril da empresa, localizada na cidade de Içara, região sul de Santa Catarina, na sexta-feira (3/12).

A primeira parceira da NIONE no desenvolvimento deste produto foi a WEG Tintas, que terá como cliente a Fremax, também integrante das Empresas Randon. A Fremax contribuiu lançando o desafio de obter maior proteção contra corrosão de seus componentes, principalmente aqueles destinados aos mercados europeus e norte-americanos. As orientações e especificações técnicas guiaram a criação desta solução que será inicialmente aplicada em discos de freio, conferindo ainda mais qualidade aos itens oferecidos pela empresa, o que reforça a visão de inovação de produto da companhia. Já a companhia do Grupo WEG atuou de forma conjunta no trabalho de pesquisa e desenvolvimento da aplicação de nanopartículas de nióbio em sua nova linha de revestimentos protetivos.

Testes realizados em laboratório, com o revestimento à base de nióbio, confirmaram o incremento exponencial da resistência contra a ação de agentes corrosivos, evidenciando, em alguns casos, ganhos superiores a 400%. “O novo produto com nanopartículas de nióbio propicia ganhos de desempenho técnico, como maior resistência à corrosão, de cor e brilho, além da secagem ultrarrápida. Tais características reduzirão a demanda de energia, permitirão o uso de camadas mais finas com o aumento da vida útil do revestimento que, associadas à uma formulação à base d’água, contribuirão para um processo ainda mais sustentável”, explica o diretor da NIONE, César Augusto Ferreira.


Continua depois da publicidade


Nos próximos dias, o novo revestimento protetivo da WEG Tintas com tecnologia nanoestruturada da NIONE estará em comercialização. A nova linha de discos de freio da Fremax, com a aplicação desse revestimento, chega ao mercado ao longo de 2022.

Ainda, de acordo com Ferreira, o desenvolvimento de soluções com nanopartículas de nióbio não se limita apenas ao uso em revestimentos protetivos. “Seguimos no desenvolvimento de produtos nanoestruturados para as mais diversas aplicações, com destaque para metalurgia, eletroeletrônica e química”, elenca o diretor da NIONE.

Constituída em agosto deste ano, quando da descoberta do novo método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, com patente requerida, a NIONE representa a consolidação da estratégia das Empresas Randon na busca de novas soluções tecnológicas em materiais.

“Essa é uma descoberta disruptiva para o mercado mundial, com potencial de abrir novas oportunidades para diferentes setores industriais e que nos motiva a seguir investindo nesse propósito. Dentro do nosso foco de atuação em ESG, é uma estratégia robusta que reforça a nossa preocupação em desenvolver nossos negócios com sustentabilidade e valorização do conhecimento científico e tecnológico”, ressalta o vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho.