Honda inaugura nova fábrica para produção de motores no Polo Industrial de Manaus

Apesar da novidade, empresa afirmou que não prevê contratação de novos colaboradores por enquanto.

Na última quinta-feira (21), a Honda inaugurou uma nova fábrica para produção de motores no Polo Industrial de Manaus. Apesar da novidade, ainda não há previsão para novas contratações.

A Honda também anunciou melhorias na linha de montagem de modelos como a CG160,NXR 160 Bros, XRE 190, CRF250F. Os avanços foram apresentados à imprensa durante uma visita nas fábricas, nesta quinta-feira.

Segundo a empresa, com o alívio que a vacinação contra Covid está causando no cenário da pandemia, as projeções são otimistas para o setor de duas rodas. Durante a crise sanitária, a Moto Honda teve que dar férias coletivas a colaboradores e até suspensão temporária de produção no Amazonas.

“Essa inauguração não significa, necessariamente, uma geração de emprego agora, porque nós estamos num momento econômico em que buscamos uma estabilidade no volume de produção. Os indicadores econômicos ainda não apontam uma solidez para os volumes futuros. Então, no momento, nós não estamos aumentando o volume de postos, mas estamos mantendo, nos recuperando”, afirma.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de executivos da empresa, políticos e do governador Wilson Lima (PSC). Os investimentos chegam a R$ 500 milhões de reais, que foram anunciados em 2019.

O vice-presidente da Honda, Julio Koga, afirma que a empresa ainda não pode oferecer novos postos de trabalho, enquanto a economia não se estabilizar. Ele ressalta, ainda, que o número de empregos não foi reduzido por conta da pandemia.

Até então, o processo de fabricação dos motores, que inclui fundição, usinagem, montagem e pintura de alumínio, não estavam alocados em um mesmo espaço físico. Com a inauguração, os processos serão realizados no mesmo lugar e os funcionários remanejados de outros setores para o novo espaço.


Continua depois da publicidade


Neste ano, a Honda completa 45 anos na Amazônia, sendo um dos centros de produção mais representativos das Américas. Na empresa são fabricados desde embalagens metálicas, moldes, tubos estruturais até rodas, chassis, guidões e outras peças.

Alta na produção de motos

No primeiro semestre de 2021 a produção de motocicletas em empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus teve um aumento de 45% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No total, 568.863 unidades foram produzidas entre janeiro e junho, enquanto no ano passado foram 392.217 produções.

Segundo a associação, foi o melhor resultado para o semestre desde 2015, ano em que foram fabricadas 697.540 mil unidades.

Até o fim do ano, a expectativa da Abaciclo é fabricar 1.060.000 unidades.