Komatsu investe R$ 35 milhões em instalação no Pará

A Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, vem realizando investimentos significativos em Parauapebas, no Pará, para uma nova unidade que irá reparar e fabricar implementos para equipamentos de mineração. A unidade está em construção e deverá ficar pronta em 2022.

“Além disso, a estratégia é de que a unidade se torne um polo de fabricação também para exportação”, afirma Charles Medeiros, gerente-geral de Manufatura da Divisão de Mineração da Komatsu. Enquanto a unidade definitiva não fica pronta, a Komatsu irá operar em uma instalação temporária, na qual investiu R$ 10 milhões para que atendesse aos mais altos padrões de excelência em segurança, diretrizes fundamentais da companhia japonesa.

Na região e em todo o Brasil, a empresa também tem investido em diversos programas de formação profissional, que contemplam o desenvolvimento da comunidade e de possíveis futuros empregados, com foco na capacitação técnica e reforço de diretrizes de segurança. “Promovemos cursos que possam proporcionar a estas pessoas melhor e mais ampla formação profissional, resultando em acesso a uma maior quantidade de oportunidades de emprego, gerando, ainda, mais sustentabilidade para a economia local,” explica Medeiros.

Dentre os programas realizados estão, por exemplo, o Emprega Mais e o Programa de Imersão da Komatsu (KIP). O Emprega Mais é uma iniciativa do Ministério da Economia em parceria com o Senai, que visa qualificar pessoas que estão fora do mercado de trabalho, e ao qual a Komatsu aderiu com o objetivo de oferecer oportunidade de capacitação. O KIP, em parceria com o Senai, oferece gratuitamente uma capacitação técnica de 470 horas e uma bolsa de estudo durante o período em que o aluno, que passou por processo seletivo, participar. Além disso, ele tem a possibilidade de ser chamado para vagas que surjam na Komatsu.

Reforço em segurança

A Komatsu adotou medidas para reforçar todos os treinamentos na prevenção de acidentes e aprimorar as normas de segurança já existentes. Além dos investimentos na própria infraestrutura das instalações em Parauapebas e em cursos para os colaboradores, a companhia também reforçou seu quadro de líderes totalmente dedicados a atividades de segurança, alcançando um patamar acima dos padrões do mercado.


Continua depois da publicidade


Hoje são mais de 80 profissionais da Komatsu no Brasil, dedicados exclusivamente às atividades de segurança, saúde e meio ambiente. “Nosso objetivo é impactar positivamente os padrões de segurança do setor de mineração no Brasil e ser referência em excelência de segurança,” afirma Guilherme Santos, vice-presidente executivo da divisão de Mineração da Komatsu, no Brasil.