Fras-le conclui aquisição da Nakata Automotiva em acordo de R$ 457 milhões

A união entre as duas companhias se traduz como um importante movimento para o mercado de reposição de autopeças.

Maior movimento de fusões e aquisições da história da Fras-le, a compra da empresa Nakata Automotiva foi concluída neste mês de setembro. Essa união, que somou o investimento de R$ 457 milhões, combina a experiência de serviços em reposição automotiva das duas companhias, que são referência neste mercado, e amplia a gama de produtos reunidos sob um mesmo grupo, com a junção do portfólio da Nakata ao mix das marcas Fras-le, Controil, Fremax e Lonaflex.

A sinergia construída entre as companhias vai desde a fabricação da variedade de componentes, até o atendimento e comercialização, destinados aos segmentos de veículos leves, pesados e linhas para motocicletas, incluindo conjuntos para suspensão, sistema de direção, e transmissão e soluções para freio. Entre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Segundo o CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho, a aquisição da Nakata consolida os planos estratégicos de crescimento da empresa, somando um portfólio recente de aquisições e negócios voltados ao mercado de reposição brasileiro e exportação. “Esse processo é um importante movimento para o setor e reforça a grandeza das empresas que, somadas, trazem ganho competitivo ainda maior. Além disso, beneficia o cliente, que passa a contar com uma maior diversidade de produtos, já que adicionamos itens de suspensão, direção e powertrain ao mix do sistema de frenagem, que já integram o atual portfólio, podendo aumentar significativamente o suporte ao mercado de reposição nacional”, reforça Carvalho.

“Para nós, é motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade, pois a união destas empresas, resulta em um dos três maiores fornecedores para mercado de reposição de autopeças no Brasil. A combinação de todo o conhecimento e as habilidades terá como resultado, além de um amplo portifólio de produtos, soluções de reparação cada vez melhores e inovadoras para nossos clientes e para um mercado dinâmico e em constante evolução.” Destaca o presidente e CEO da Nakata, Jorge C. Schertel.


Continua depois da publicidade


Divulgada ao mercado em 17 de dezembro de 2019, a aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 03 de julho de 2020 e pelos acionistas da Fras-le por meio de Assembleia Geral Extraordinária realizada em 23 de julho deste ano. O negócio envolve todas as operações da Nakata, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais, agregando também os mais de 400 colaboradores.