Chassis de ônibus Mercedes-Benz fabricados no Brasil serão comercializados no Vietnã

A Daimler Buses está expandindo os seus negócios de ônibus no Sudeste Asiático e começará a comercializar os chassis Mercedes-Benz no Vietnã. Para tanto, uniu-se à empresa automotiva Truong Hai Auto Corporation (THACO), que, desde 1º de junho, já é a distribuidora geral para a Divisão de Ônibus da Daimler no mercado vietnamita.

Projetados para atender às especificações do mercado vietnamita, os ônibus a serem comercializados pela THACO utilizarão chassis produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo. A partir da segunda metade de 2020, a fábrica brasileira fornecerá ao Vietnã, em forma de CKD, os kits de componentes para montagem local dos chassis. Antes da implementação das carroçarias, a THACO irá montar os chassis em seu parque industrial Chu Lai Truong Hai. Posteriormente, os ônibus serão oferecidos ao mercado por sua rede de revendedores no mercado vietnamita.

Para garantir que os clientes no Vietnã possam selecionar o veículo ideal para suas necessidades, os chassis brasileiros serão equipados com o motor Mercedes-Benz OM 457 de diferentes potências (360 cv e 428 cv). 

Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses e diretor executivo da EvoBus GmbH, afirma: "Nos mercados de ônibus do Sudeste Asiático, ainda vemos grande potencial para a Daimler Buses. A entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã é um passo importante para a expansão de nossa presença nos mercados globais e para o melhor aproveitamento das oportunidades de crescimento que os mercados asiáticos do setor nos oferecem. Estamos satisfeitos por conseguirmos unir forças com a THACO, uma empresa que já está bem estabelecida no mercado e que será uma parceira altamente competente para nós. Estamos certos de que os produtos Mercedes-Benz atenderão especialmente bem à demanda crescente do Vietnã". 

Oportunidades de crescimento no Sudeste Asiático

A entrada no Vietnã é um passo importante para a Daimler Buses em termos de maior expansão de sua presença no mercado global, além de dar continuidade ao seu crescimento no Sudeste Asiático. Em 2018, a Empresa tinha conseguido entrar em Taiwan com chassis de ônibus rodoviários fabricados na Mercedes-Benz do Brasil. Na Indonésia, nos últimos anos, tem garantido de maneira sustentável sua participação de mercado graças ao sucesso da expansão de seu portfólio de produtos. A maior frota de ônibus urbanos Citaro do mundo está, atualmente, operando na cidade de Singapura. 


Continua depois da publicidade


A Daimler Buses vê grandes oportunidades para os ônibus rodoviários no Vietnã, onde ocupam posição como importantes meios de transporte. Com aproximadamente 3.500 unidades, o mercado para o transporte coletivo vietnamita é maior do que o da Espanha ou da Itália. Além das rotas de serviços regulares, os ônibus também desempenham importante papel devido ao aumento do número de turistas no país, contando, ainda, com potencial para empresas de fretamento.

Daimler Trucks and Buses no Sudeste Asiático

A entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã está a cargo do Regional Center para o Sudeste Asiático, uma das seis centrais internacionais de operação regional da Daimler Trucks and Buses. Os negócios locais abrangem 18 mercados que, além do Vietnã, incluem a Indonésia, Tailândia, Malásia, Singapura, Filipinas e Taiwan. Com 622 milhões de habitantes, a região é mais populosa que os Estados Unidos (mais de 300 milhões) ou a Europa (mais de 500 milhões).

No Sudeste da Ásia, a Daimler Trucks and Buses opera um total de cinco unidades montadoras de CKD (Completely Knocked Down) de veículos comerciais: Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã e Taiwan. Com o fornecimento de kits de peças para chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Daimler Buses aproveita as vantagens oferecidas por sua rede de produção internacional. 

Forte parceria com a THACO no Vietnã

Com sede na cidade de Ho Chi Minh, a THACO foi fundada em 1997 e conta com mais de 20.000 funcionários. Entre suas principais áreas de negócios, atua nos campos de engenharia mecânica e automotiva. A empresa é a maior fabricante da indústria automotiva do Vietnã, cobrindo desde o desenvolvimento de produtos, até a fabricação de componentes de veículos, montagem, logística, vendas e pós-venda. Seu portfólio inclui vários tipos de caminhões, ônibus, veículos especiais e automóveis.

Com a THACO assumindo o papel de parceira estratégica da Daimler Buses no Vietnã, a Daimler Trucks and Buses está expandindo sua relação com a empresa, que já tem cooperação com a marca FUSO, da Daimler Trucks. A partir de sua ampla rede de pontos de venda e serviços já está estabelecida, a THACO consegue oferecer a seus clientes o atendimento ideal para cada linha de veículos.

Mercedes-Benz do Brasil é referência mundial em chassis de ônibus

A Mercedes-Benz do Brasil é o Centro Mundial de Competência da Daimler para o desenvolvimento de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz.

A Empresa é a maior fabricante de ônibus do País, com mais de 60 anos de atuação no mercado interno e nas exportações. Também é referência no desenvolvimento tecnológico de veículos, motores e uso de combustíveis alternativos, dando contribuição importante para a sustentabilidade ambiental.