Nova fábrica de células de bateria de lítio-enxofre em Juiz de Fora

Empreendimento com investimento inicial de R$ 245 milhões é coordenado pela Codemge e por empresa britânica. Fábrica será instalada no parque industrial da Mercedes Benz.

O município de Juiz de Fora vai receber uma fábrica de células de bateria de lítio-enxofre. A informação foi divulgada pelo governador do Estado, Romeu Zema (Novo), nesta sexta-feira (22), nas redes sociais. O nome do empreendimento será "Oxis Brasil".

Parque Industrial da Mercedes Benz em Juiz de Fora — Foto: Mercedes Benz/Divulgação
Parque Industrial da Mercedes Benz em Juiz de Fora — Foto: Mercedes Benz/Divulgação

De acordo com o político, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e a empresa britânica Oxis Energy assinaram um contrato de locação de 15 anos para a instalação de uma fábrica no parque industrial da Mercedes Benz.

Segundo o Estado, os trabalhos de adequação do galpão de 20 mil metros quadrados começam de imediato e com um investimento de R$ 245 milhões. A previsão é de que a operação comece em 2023, com produção inicial de 300 mil células de bateria, podendo chegar a 5 milhões por ano.

Inicialmente, serão gerados 100 empregos diretos, de alta qualificação. Ainda não foi informado como será o processo seletivo.

Mercedes Benz

Em nota ao G1, a Mercedes Benz confirmou que alugou um terreno de 20 mil metros quadrados em Juiz de Fora para a empresa britânica OXIS Energy e a Codemge, empresa pública mineira, durante 15 anos.

A Mercedes Benz ainda esclareceu que o local seguirá produzindo normalmente as cabinas de todos os caminhões, sem qualquer interferência por conta do aluguel.

A empresa também informou que optou pelo aluguel, "uma vez que o prédio não estava sendo utilizado, e vê como positiva a possibilidade de geração de receitas e novos empregos para a população local, ainda mais em momento desafiador da economia brasileira".

Escolha da cidade

Conforme o Governo de Minas, o município de Juiz de Fora foi escolhido principalmente pela posição geográfica e facilidades logísticas, como:

  • A três horas de distância das capitais mineira e carioca;
  • Acesso à linha férrea e ao porto do Rio de Janeiro;
  • Proximidade de entreposto que simplifica trâmites alfandegários;
  • Trata-se de região com boas escolas e universidades, mão de obra especializada e ampla rede de serviços.

Produto

Um dos primeiros produtos focados pela Oxis Brasil, será as células, que são componentes das baterias de lítio-enxofre, como as utilizadas em veículos elétricos.


Continua depois da publicidade


Além do segmento de mobilidade, a fábrica atenderá indústrias de defesa e aeroespacial - de tripulados e não tripulados - drones, transporte público, entre várias outras.

Importância

Em uma matéria divulgada pela Agência Minas, canal do Governo de Minas Gerais, o diretor-presidente da Codemge, Dante de Matos, destacou a importância "da transferência de tecnologia, a geração de novos empregos, além da projeção do estado no cenário econômico internacional em um segmento de vanguarda”.

Já o presidente da Oxis Energy, Huw Hampson-Jones, ponderou que as oportunidades do mercado de mobilidade elétrica e sustentabilidade, como na aplicação das células em veículos pesados.

“Nosso objetivo é auxiliar o governo brasileiro a eliminar todos os ônibus movidos a motores de combustão interna em um período de 25 anos, o que equivale à produção de quatro bilhões de células. O Brasil tem a terceira maior frota de ônibus do mundo, com 700 mil unidades movidas a combustão interna em circulação", explicou.