Mercopar mostrará a evolução da Indústria 4.0 no Salão da Inovação

Conceitos como a internet das coisas e Big Data estarão em evidência durante a feira.

As principais tendências em inovação aplicadas à indústria poderão ser conhecidas de perto na Mercopar. A edição deste ano da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que ocorre de 3 a 6 de outubro em Caxias do Sul, reunirá, no Salão da Inovação, os mais recentes conceitos relacionados à indústria 4.0. “É um tema que trabalhamos conceitualmente no ano passado. Agora, nesta edição, teremos uma evolução do que foi visto, com novos conceitos dentro dessa temática”, explica o técnico Gustavo Schneck Moreira, da Gerência de Inovação e Tecnologia do SEBRAE/RS.
 
Espaço que demonstrará o que há de mais moderno na indústria mundial, o Salão da Inovação da Mercopar reunirá novos equipamentos, oficinas práticas, e desafios tecnológicos. A maior parte das atividades será aberta aos visitantes da feira, que poderão se inscrever para participar das oficinas que estão sendo preparadas em parceria com o SENAI. “Todo o conhecimento técnico sobre a Indústria 4.0 será levado pelo SENAI, que tem a experiência de ser um disseminador desse conhecimento”, ressalta Moreira.
 
Conceitos recentes

Nessa evolução do tema Indústria 4.0 dois assuntos mobilizarão as atividades no Salão da Inovação: a manufatura digital e o comissionamento virtual. Dentro deles, conceitos recentes como a internet das coisas, o Big Data e a robótica serão discutidos de maneira teórica e prática nas atividades do espaço. Grandes empresas irão propor desafios tecnológicos para a resolução de problemas práticos nesses eixos, que serão enfrentados por empresas de menor porte selecionadas pela SEBRAE/RS. Além de agregar conhecimento e construir novas soluções, o objetivo da atividade é colocar as grandes empresas em contato com potenciais novos prestadores de serviço.
 
As oficinas práticas também estão sendo preparadas dentro desses mesmos temas. Estão previstas capacitações em robótica, inteligência artificial, Big Data, e internet das coisas, além de simulação de plantas. Cada uma delas terá entre 25 e 30 alunos, que terão a possibilidade de testar novos equipamentos e adquirir novos conhecimentos. “A Indústria 4.0 viabiliza o funcionamento de fábricas mais inteligentes, com dados que circulam em tempo real online e nas quais as necessidades são ajustadas de acordo com a demanda. Essas oficinas mostrarão isso em funcionamento, a partir dos temas pré-definidos”, pontua Gustavo Moreira.
 
A Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br ou pelos telefones (54) 99122-7561 e (54) 99155-4742, em Caxias do Sul/RS, (51) 3067-5750, em Novo Hamburgo/RS, e 0800 701 4692 para as demais localidades.