Placas de torno Schunk Rota NCE com baixo peso, alta rigidez e mínimo tempo de ciclo

A partir do segundo semestre de 2017, a Schunk disponibilizará o equipamento que trará, além de ganho de produtividade, eficiência energética.

A SCHUNK Intec-Br., subsidiária brasileira da empresa familiar alemã SCHUNK GmbH & Co. KG, líder competente em sistemas de garras e tecnologia de fixação, trouxe para o Brasil a SCHUNK ROTA NCE, placa de torno de alta tecnologia e eficiência energética.

A SCHUNK é a primeira fabricante a combinar de forma bem-sucedida, o baixo peso com máxima capacidade de carga e um design extraordinário em uma única placa de torno.  Ela tem como característica uma alta capacidade de carga combinada, com um peso baixíssimo. Comparada às placas de tornos convencionais, o momento de inércia foi reduzido em até 30% em relação a alguns modelos.

A placa de torno SCHUNK ROTA NCE é ideal para processos altamente dinâmicos e produtivos com mínimo consumo de energia, que pode alcançar significantes economias por meio da redução de tempo nos ciclos, especialmente na produção em larga escala. 

Tanto econômica quanto sustentável

Dentro da estrutura da iniciativa sustentável da VDMA (Associação Alemã dos Engenheiros Mecânicos) chamada de “Blue Compentence”, a SCHUNK vem demonstrando seu compromisso de longa data em soluções de produção altamente eficientes.

Avançadas guias de garras, micro válvulas integradas e sistemas de fixação com eficiência energética, permitem relação de ganho mútuo entre economia e conservação de recursos. Com a placa de torno de baixo peso, SCHUNK ROTA NCE, a inovadora empresa familiar definiu uma nova referência para as placas de torno.

Os especialistas no centro de competência de tecnologia de placas de torno e sistemas de fixação estacionários da SCHUNK, em Mengen, na Alemanha, investiram cerca de 700 horas em pesquisas, desenvolvimento e modelagem, para adaptar a geometria da placa à máxima rigidez do fluxo de força, apesar do design de baixo peso. Uma estrutura de coroa entre as guias das castanhas, um recuo circular entre as guias e um contorno cônico permitem uma redução de peso substancial sem que haja um efeito notável na rigidez da placa. Ao invés disso, as forças são desviadas diretamente para o suporte do fuso. O baixo peso permite uma aceleração significantemente mais rápida e desaceleração da placa com menor consumo de energia em comparação às placas de torno convencionais.


Continua depois da publicidade


Vencedora do prêmio de melhor design

A placa de torno SCHUNK ROTA NCE é projetada para tornos CNC com cilindros de baixo curso e é completamente compatível com os tornos convencionais das fabricantes asiáticas. A placa de torno de baixo peso estará disponível a partir do segundo semestre de 2017 em quatro tamanhos, com diâmetros de 165 mm, 210 mm, 260 mm e 315 mm, respectivamente, com forças de fixação de 65 kN, 100 kN, 125 kN e 150 kN. A placa recebeu o prêmio iF DESIGN 2016, um dos mais conceituados e completos prêmios de design do mundo, por sua funcionalidade especial, eficiência e estética.


Tópicos: