Siemens investe R$ 10 milhões em nova mandrilhadora para fábrica de Jundiaí

Equipamento é responsável por usinar e dar acabamento a peças fundidas de grandes dimensões. A expectativa é conseguir um ganho de produtividade em torno de 70%

Ao ver a necessidade de modernizar os processos fabris e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade de sua fábrica em Jundiaí de Turbinas a Vapor, a Siemens Brasil está investindo R$ 10 milhões em uma nova mandrilhadora que está em operação desde 31 de março. A máquina, comprada do fabricante TOS Vansdorf, da República Tcheca, foi adquirida com o intuito de acompanhar a evolução da empresa atendendo demandas de setores variados mais rapidamente.

Adriano Pescuma Rodriguez, gerente da fábrica de Turbinas a Vapor da Divisão Power & Gas e coordenador do projeto, ressalta que a nova máquina oferece maior segurança e precisão, além de ser dez vezes mais rápida do que a anterior. “Nossa expectativa é reduzir o tempo de processamento de operações de usinagem em pelo menos 40%, pois a alta tecnologia do equipamento vai proporcionar um trabalho mais eficiente, preciso e automatizado”, explica.

Responsável por usinar e dar acabamento a peças fundidas de até cinco metros de altura e com uma mesa rotativa de capacidade de carga para 50 toneladas, a mandrilhadora conta com ferramentas que atendem demandas de diversos segmentos distintos, como óleo e gás e geração de energia (hidráulica e eólica). Além disso, seus processos são automatizados, o que auxilia a Siemens a estar cada vez mais integrada ao conceito de Indústria 4.0.

A mandrilhadora segue os requisitos da NR-12, norma de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Dois engenheiros e operadores foram à sede do fabricante fazer treinamentos, o que garante que toda a equipe vai conseguir trabalhar de forma assertiva e entregar os melhores resultados”, ressalta Rodriguez.