Fresa para sucesso na usinagem de compósitos

As mais novas fresas com geometria patenteada são otimizadas para CFRP/GFRP.

As novas fresas CoroMill® Plura lançadas pela Sandvik Coromant realizam operações otimizadas de fresamento e usinagem de canais em compósitos como CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) e GFRP (plástico reforçado com fibra de vidro). Engenheiros de produção, gerentes e operadores irão se beneficiar das geometrias patenteadas das novas fresas, especialmente os que trabalham na indústria aeroespacial, em que esses materiais estão cada vez mais presentes, bem como em outros setores como automotivo, energia eólica e a indústria de construção naval.

As soluções de usinagem para compósitos específicos estão se tornando um fator cada vez mais importante nas fábricas que visam melhorar qualidade, tempo de ciclo e custos. O teor abrasivo de muitos compósitos causa problemas como desgaste rápido das ferramentas,  compromete a qualidade de corte, eleva a temperatura, além de vibrações e condições de cortes instáveis. Com esses desafios em mente, a mais nova geração da CoroMill Plura da Sandvik Coromant foi desenvolvida para melhorar a usinagem de CFRP e de GFRP em centros de usinagem CNC com três, quatro e cinco eixos, bem como em máquinas CNC tipo portal e sistemas de braço robótico independente.

“A marca CoroMill Plura é uma marca com boa reputação e comprovada por toda a indústria e, com sua última geração de fresas, as geometrias patenteadas foram desenhadas especificamente para alavancar a usinagem de peças de compósito do setor aeroespacial, incluindo fuselagem, asas, estabilizadores, longarinas, vigas, estruturas, subestruturas, vigas do piso e outros componentes do setor" conta Aaron Howcroft, gerente global de produtos para compósitos na Sandvik Coromant. “As fresas oferecem alta produtividade e têm a vida útil mais longa do mercado. Além disso, elas estão disponíveis como itens standard para pronta entrega, o que facilita para os departamentos de aquisição/compra.”


Continua depois da publicidade


Durante o fresamento e o fresamento de canais em compósitos, as novas fresas são usadas principalmente em contato radial completo e em total profundidade de corte. Em alguns casos, os passes de acabamento também podem ser implementados. Os ângulos de hélice foram projetados para agudeza e resistência ideal da aresta de corte, assegurando uma vida útil mais longa da ferramenta e bom acabamento superficial do canal. A gama é composta por três fresas: fresa para compressão CoroMill Plura, fresa CoroMill Plura com ângulo de hélice baixo e fresa serrilhada CoroMill Plura.

A fresa para compressão CoroMill Plura, com sua hélice dupla de 40°, trabalha bem com camadas de lã de vidro especiais em ambos os lados de componentes em CFRP. Como há uma sobreposição entre os canais comprimidos, a fresa trabalha em materiais planos e estreitos, reduzindo as vibrações no material.

Especificamente desenhada para passes de acabamento suaves e livre de rebarbas em componentes CFRP, a fresa CoroMill Plura com baixo ângulo de hélice (5°) apresenta um alto número de dentes e uma cobertura desenhada para auxiliar em cortes rápidos e proteger do calor. As opções de hélice versão direita e esquerda permitem flexibilidade em materiais com condições desafiadoras, como fixação fraca ou comprometida.

Finalmente, a fresa serrilhada CoroMill Plura, com seu canal grande, permite altas taxas de remoção de material. A geometria também oferece uma ação de corte dupla para reduzir a delaminação e as vibrações, e em última instância, fornecer uma solução de passe único para minimizar o esforço na usinagem de peças em material compósito.

Todas as três fresas CoroMill Plura podem ser usadas com ou sem refrigeração.