A Pilz apresenta a nova linha de botões de emergência PITestop active

Com o PITestop active, a Pilz oferece uma nova variedade de botões de emergência que pode ser ativada eletricamente. A luz do botão indica se ele está ativo ou não. Dessa forma, garante-se mais flexibilidade e modularização, em sintonia com o conceito da Indústria 4.0. Além disso, poupa-se energia, pois não é mais necessário manter todos os botões ativados para garantir o funcionamento da parada de emergência.

O PITestop active é muito vantajoso para plantas e máquinas cujas seções podem ser separadas, pois permite a ativação ou desativação de diferentes seções da máquina com segurança, em conformidade com a ISO 13850. Em conjunto com o sistema de controle PNOZmulti da Pilz, que permite modularidade de planta, torna-se simples a implementação de conceitos de segurança flexíveis, sobretudo para aplicações em fabricas inteligentes. O PITestop active está disponível em diversos tipos, para montagem em painel e na máquina: para painel, o grau de proteção é IP65 e para montagem na máquina, possui conexão M12.

Maior liberdade para o seu projeto

O PITestop active pode ser ativado e integrado ao circuito de segurança eletricamente. Dessa forma, não é mais necessário desativar manualmente o sistema de parada de emergência. Isto economiza tempo. Além disso, torna-se desnecessária a desmontagem de painéis de comando móveis, pois somente sua desativação já garante a segurança. Com o PITestop active, as máquinas podem ser projetadas de forma mais flexível e, para máquinas interligadas, o modo de operação pode ser alternado de forma mais rápida, desde o modo semi-automático, com muitos módulos individuais, ao modo totalmente automático, onde cada dispositivo de parada de emergência afeta toda a cadeia.


Continua depois da publicidade


Botão inteligente iluminado

As diferentes seções da planta podem ser desligadas ou adicionadas ao processo. Dessa forma, partes inativas da máquina podem ser desligadas para economizar energia e custos – sem a necessidade de tampas adicionais para botões de parada de emergência inativos. Além disso, é possível identificar de forma rápida e inequívoca qual PITestop active foi acionado, pois nesta eventualidade suas luzes piscam, indicando seu status. Dessa forma, torna-se possível reiniciar a máquina de forma mais rápida, aumentando sua disponibilidade.

Parada de emergência segura em conformidade com a Diretiva de Máquinas

O PITestop active cumpre os requisitos da versão mais atual da norma ISO 13850, norma harmonizada com a Diretiva de Máquinas, que estabelece requisitos particularmente exigentes sobre a disponibilidade dos botões de parada de emergência e a capacidade de identificá-los de forma clara. Até o presente momento, era obrigatório cobrir todo botão de parada de emergência inativo, de modo a evitar confusão em caso de emergência. Na prática, isso pode ser difícil de realizar. A última versão da ISO 13850 oferece novas opções de projeto. Pela primeira vez, esta norma permite que se defina um terceiro estado, "inativo", para botões de parada de emergência. A partir de agora, os botões de parada de emergência com iluminação também podem ser ativados/desativados de forma segura.



Comentários ()