A Pilz apresenta a nova linha de botões de emergência PITestop active

Com o PITestop active, a Pilz oferece uma nova variedade de botões de emergência que pode ser ativada eletricamente. A luz do botão indica se ele está ativo ou não. Dessa forma, garante-se mais flexibilidade e modularização, em sintonia com o conceito da Indústria 4.0. Além disso, poupa-se energia, pois não é mais necessário manter todos os botões ativados para garantir o funcionamento da parada de emergência.

O PITestop active é muito vantajoso para plantas e máquinas cujas seções podem ser separadas, pois permite a ativação ou desativação de diferentes seções da máquina com segurança, em conformidade com a ISO 13850. Em conjunto com o sistema de controle PNOZmulti da Pilz, que permite modularidade de planta, torna-se simples a implementação de conceitos de segurança flexíveis, sobretudo para aplicações em fabricas inteligentes. O PITestop active está disponível em diversos tipos, para montagem em painel e na máquina: para painel, o grau de proteção é IP65 e para montagem na máquina, possui conexão M12.

Maior liberdade para o seu projeto

O PITestop active pode ser ativado e integrado ao circuito de segurança eletricamente. Dessa forma, não é mais necessário desativar manualmente o sistema de parada de emergência. Isto economiza tempo. Além disso, torna-se desnecessária a desmontagem de painéis de comando móveis, pois somente sua desativação já garante a segurança. Com o PITestop active, as máquinas podem ser projetadas de forma mais flexível e, para máquinas interligadas, o modo de operação pode ser alternado de forma mais rápida, desde o modo semi-automático, com muitos módulos individuais, ao modo totalmente automático, onde cada dispositivo de parada de emergência afeta toda a cadeia.

Botão inteligente iluminado

As diferentes seções da planta podem ser desligadas ou adicionadas ao processo. Dessa forma, partes inativas da máquina podem ser desligadas para economizar energia e custos – sem a necessidade de tampas adicionais para botões de parada de emergência inativos. Além disso, é possível identificar de forma rápida e inequívoca qual PITestop active foi acionado, pois nesta eventualidade suas luzes piscam, indicando seu status. Dessa forma, torna-se possível reiniciar a máquina de forma mais rápida, aumentando sua disponibilidade.


Continua depois da publicidade


Parada de emergência segura em conformidade com a Diretiva de Máquinas

O PITestop active cumpre os requisitos da versão mais atual da norma ISO 13850, norma harmonizada com a Diretiva de Máquinas, que estabelece requisitos particularmente exigentes sobre a disponibilidade dos botões de parada de emergência e a capacidade de identificá-los de forma clara. Até o presente momento, era obrigatório cobrir todo botão de parada de emergência inativo, de modo a evitar confusão em caso de emergência. Na prática, isso pode ser difícil de realizar. A última versão da ISO 13850 oferece novas opções de projeto. Pela primeira vez, esta norma permite que se defina um terceiro estado, "inativo", para botões de parada de emergência. A partir de agora, os botões de parada de emergência com iluminação também podem ser ativados/desativados de forma segura.