Siemens PLM firma parceria com Instituto Avançado de Robótica

Colaboração entre as empresas tem como objetivo aumentar o número de peritos em robótica para a Indústria 4.0.

Para oferecer treinamento nas áreas de automação, mecatrônica e robótica industrial em uma unidade móvel avançada de alta tecnologia (pioneira no Brasil), o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) utiliza plataforma Siemens PLM que possibilita programar e simular robôs de diferentes fabricantes em uma mesma célula.

A expectativa do uso de ferramentas Siemens PLM, segundo Rogério Vitalli, diretor executivo do I.A.R., será enfatizar competências dos robotistas pouco exploradas, como processos industriais e manufatura digital. “Com o tempo, será possível formar profissionais para a Indústria 4.0 habilitados em três frentes principais, como robótica, automação industrial e manufatura digital” explica.

O I.A.R. formou mais de 90 peritos em robótica do mais alto nível, e tem observado que as grandes empresas já estão avançando no conceito de Industria 4.0. “Precisamos que os empresários busquem esse movimento, mas de maneira que seus próprios funcionários participem de soluções de projetos desafiadores para que possamos auxiliá-los na migração para o conceito de Indústria 4.0 com soluções inovadoras”, reforça Vitalli.

Além do trabalho com qualificação, que oferece treinamento aplicado para robótica em um caminhão escola com uso de soluções Siemens em células mecatrônicas adaptadas ao conceito de Indústria 4.0, a parceria se estende para áreas de serviços e consultoria em que o IAR - juntamente com a Siemens PLM - entram em contato com o gestores e tomadores de decisão otimizando oportunidades de negócios no mercado de manufatura avançada.

Atualmente o I.A.R. possui parceria com grandes empresas do ramo Automotivo, Manufatura, Robótica e Bens de Consumo. Nesse cenário, a Siemens contribuirá com sua expertise em PLM e com soluções virtualizadas de seus produtos para implementar com toda a riqueza de detalhes o que foi pensado e simulado. “O resultado é a validação real de todo o processo do ciclo de vida com alto valor agregado, um grande diferencial para o setor”, conclui Vitalli.