Stratasys apresenta plataforma de manufatura aditiva multicelular inovadora desenhada para produção contínua

Nova solução de manufatura aditiva foi desenhada para baixos volumes de produção e customização em massa. Tem arquitetura escalável, baseada na nuvem, para alcançar novas economias de escala, com fácil adição de células de impressão 3D para atender às demandas de produção. É uma plataforma de múltiplas células confiáveis e inteligentes, que permite a impressão 3D contínua e automatizada com apenas uma pequena intervenção do operador.

A Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, deu um passo significativo em direção a produção contínua de baixo volume usando tecnologia aditiva ao lançar a solução Stratasys Continuous Build 3D Demonstrator na RAPID + TCT Show em Pittsburg, no Estado de Pensilvânia, nos EUA. A disponibilidade do produto ao mercado ainda não foi anunciada.

A nova plataforma é composta por uma unidade modular com múltiplas células de impressão 3D. que funcionam simultaneamente e são orientadas por uma arquitetura central baseada na nuvem. Para definir os novos padrões de manufatura aditiva, a solução Stratasys Continuous Build 3D Demonstrator é projetada para produzir partes em um fluxo contínuo, com intervenção mínima de um operador, ejetando automaticamente as peças concluídas e começando novas.

Cada célula de impressão 3D pode produzir um trabalho diferente, o que possibilita a customização massiva. Outro diferencial é que células adicionais podem ser adicionadas, a qualquer momento, à plataforma escalável para aumentar a capacidade de produção conforme a demanda. O gerenciamento automático das filas de impressão, o balanceamento da carga e a redundância de arquitetura também levam a uma taxa de transferência acelerada à medida que os trabalhos são encaminhados de forma automática para as demais células disponíveis. Deste modo, se uma única célula de impressão falhar, a tarefa será automaticamente redirecionada para a próxima disponível.

A plataforma Stratasys Continuous Build 3D Demonstrator tem como públicos-alvo laboratórios de pesquisa e desenvolvimento dos setores de educação, saúde e ambientes, que podem se beneficiar da produção sem ferramentas e de uma cadeia de suprimentos com estoque zero.


Continua depois da publicidade


“A solução Stratasys Continuous Build 3D Demonstrator é um marco importante na visão de longo prazo da empresa para tornar a manufatura aditiva viável para ambientes de produção em volume. Isto porque combina nossa qualidade de impressão FDM, controle e monitoramento GrabCAD e uma nova arquitetura escalável multicélulas para criar uma plataforma de produção inovadora”, afirma Scott Crump, cofundador e diretor de Inovação da Stratasys.

Alguns clientes da Stratasys, incluindo designers e indústrias, já começaram a usar a solução Stratasys Continuous Build 3D Demonstrador para aperfeiçoar suas ofertas e explorar novas oportunidades de negócios. Alguns exemplos são:

  • Savannah College of Art and Design (SCAD) é uma das melhores universidades de arte e design do mundo e garante que todos os alunos tenham acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, ao estado da arte em impressão 3D. A instalação de uma solução Stratasys Continuous Build 3D Demonstrator no seu premiado Laboratório de Design está permitindo a expansão das oportunidades de aprendizagem dos estudantes na impressão 3D, assim como as capacidades tecnológicas melhoradas beneficiam professores e alunos com foco em projetos e habilidades avançadas de design. "Este é o futuro! Acreditamos que a nova plataforma representa a próxima geração de impressão 3D, a primeira plataforma do seu tipo jamais vista. O mundo nunca viu uma abordagem de prototipagem rápida como esta antes. Como sempre, os alunos da SCAD são os primeiros a adotar esta tecnologia de design", afirma Paula Wallace, presidente e fundadora da SCAD. "
  • In’Tech Industries, Inc. é uma empresa estreante no uso da prototipagem rápida por meio de manufatura aditiva para serviços de engenharia,  ferramentaria e moldagem por injeção. Recentemente, decidiu expandir suas ofertas de impressão 3D para a produção de seus clientes fabricantes de produtos originais (Original Equipment Manufacturer – OEM -, na sigla em inglês). O fluxo de trabalho automatizado da solução Stratasys Continuous Build 3D Demonstrator possibilitou à In'Tech entregar, no mesmo dia ou no dia seguinte, quantidades de peças idênticas ou misturadas, que eventualmente seriam moldadas por injeção, ajudando a empresa a melhorar de maneira expressiva o atendimento aos seus clientes, sem precisar contratar mais profissionais.
  • FATHOM é um fabricante avançado e experiente em tecnologias aditivas, que está utilizando a nova solução da Stratasys para ampliar os limites da manufatura aditiva. Muitos de seus clientes adotaram a fabricação digital, além da prototipagem, como meios de produção e estão usando as tecnologias aditivas de eficiência comprovada, como a FDM, para aplicações de alto valor agregado e também para peças de uso final. Ter uma configuração de seis células aumenta de forma significativa a taxa de transferência e permite um maior volume de peças FDM dentro de um prazo de execução mais curto. Com a solução Stratasys Continuous Build 3D Demonstrator, a empresa tem a oportunidade de usar a tecnologia FDM de forma mais eficaz, não apenas para uma centena de peças just-in-time, mas para produção de mais de 1.000 peças sob demanda.

A Stratasys destaca a solução Continuous Build 3D Demonstrator em uma apresentação tecnológica durante uma conferencia no estande 1513 hoje na exposição anual RAPID + TCT Show, realizada no Centro de Convenções de Pittsburgh, no Estado de Pensilvânia, nos EUA.