22º Seminário Internacional de Alta Tecnologia

O objetivo desse evento é disseminar as mais modernas e inovadoras tecnologias para os profissionais da indústria e academia na área de manufatura, especialmente nos setores automobilístico, aeronáutico, máquinas-ferramentas e automação.

Produção Inteligente: Os desafios da 4ª Revolução Industrial

A indústria de transformação está em meio a um cenário de economia globalizada, o que leva as empresas a reduzirem o tempo para a comercialização de novos produtos, reduzirem custos e atender as necessidades dos clientes, oferecendo uma ampla variedade de personalizações de produtos.

No final da década de 90 e início dos anos 2000, a indústria se deparou com os desafios da Manufatura Avançada, que propunham uma integração e automatização dos processos produtivos. As empresas que aceitaram esses desafios e buscaram a integração e automatização de sua produção alcançaram ganhos significativos de produtividade e competitividade.

A adaptabilidade e o potencial de inovação estão se tornando fatores vitais para melhorar a competitividade dentro do ambiente exigente dos mercados atuais em constante mudança. Os desafios decorrentes da 4ª Revolução Industrial, assim como os desenvolvimentos considerados no âmbito da iniciativa alemã Industrie 4.0, trouxeram não só novas exigências a serem cumpridas, mas também oportunidades para o desenvolvimento, bem como para a introdução de novas soluções, inclusive comerciais, que podem dar origem a mercados completamente novos.

Os desafios atuais avançam em direção à digitalização de todos os processos produtivos, o que significa ter um “gêmeo digital” do produto, do processo e dos meios de produção que reproduzam os processos reais, de tal forma que as informações sobre os processos produtivos estejam disponíveis em tempo real, permitindo a ação dos gestores sobre os modelos digitais e, através deles, a consequente aplicação das decisões nos sistemas reais, reduzindo erros e agilizando as tomadas de decisão.


Continua depois da publicidade


O objetivo é permitir a produção de produtos inteligentes dentro de fábricas inteligentes, os quais são capazes de trocar informações de forma autônoma, para disparar ações e para controlar cada componente de forma independente, permitindo maior personalização e rastreabilidade. Assim, fábricas inteligentes utilizam de abordagens completamente novas para a produção, logística, organização e gestão da informação.

É com essa visão que convidamos a comunidade industrial e a acadêmica para participarem do 22º Seminário Internacional de Alta Tecnologia, que será realizado dia 05/10/2017, em Piracicaba (SP) com os seguintes temas:

  • 4ª Revolução Industrial: Desafios, Oportunidades e Riscos
  • Eficiência Energética e Sustentabilidade
  • Programa “Industrie 4.0” para a Produção Inteligente
  • Organização do Trabalho frente à 4ª Revolução Industrial
  • Sistemas de Produção Físico-Cibernéticos
  • Estratégias Inovadoras de Produção e de Logística

O seminário será apresentado nos idiomas inglês, alemão e português, com tradução simultânea. Os participantes receberão certificado de participação e os Anais com os artigos apresentados, entre outros materiais.

Para outras informações, acesse: www.unimep.br/scpm/seminario ou entre em contato pelo telefone: (19) 3124-1792 ou email: [email protected].

Agende esta data! 05 de Outubro de 2017!