O uso da IA e seu impacto no mercado automotivo

Atualmente, a inteligência artificial já é uma realidade e está sendo usada em diversos setores e ramos profissionais, e o mercado automotivo não ficou fora disso!

Seja na indústria, fabricação, criação de novos modelos ou até mesmo no marketing, as IAs tem muito o que agregar no mundo dos veículos.

Além de garantir uma melhoria nos produtos e tecnologias, elas também podem ajudar a aumentar as vendas ou até mesmo ajudar a achar o veículo perfeito para você!

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este artigo, que vamos falar mais sobre como as IAs impactam o mercado automotivo!

Criação de conteúdo 

Em primeiro lugar, vamos falar sobre criação de conteúdo e como a inteligência artificial pode ajudar nessa parte.

Ter um marketing forte é essencial para quem quer vender mais, até porque, ter uma presença digital forte ajuda as pessoas a lembrarem da marca e, consequentemente, comprarem seus produtos.

Por exemplo, vamos supor que você quer criar conteúdo para pessoas que estão procurando carros em Piracicaba para comprar.

Porém, você não tem ideia de qual tipo de conteúdo fazer, como iniciar e qual plataforma usar.

É aí que a inteligência artificial entra em cena, pois muitos sites e softwares podem oferecer para você qual tipo de conteúdo fazer e como criá-lo de forma prática.

Lembrando que hoje em dia existem diversos tipos de IAs, mas a ação acima pode ser feita com o ChatGPT sem maiores problemas.

Além de automatizar e já criar uma ideia, as AIs podem ser usadas para te ajudar com outras ideias que não necessariamente sejam criação de conteúdo. 

Criação de imagens

Caso você não tenha os equipamentos ou conhecimentos necessários para tirar uma foto, a IA pode quebrar esse galho!


Continua depois da publicidade


Você pode tanto criar imagens do zero quanto adicionar os seus carros em uma outra imagem que já existe.

Lembre-se de não exagerar nas fotos e de sempre fazer algo que condiz com a realidade.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que o ideal para lojas é usar imagens reais do veículo, para que nenhum cliente seja enganado.

Marketing

A inteligência artificial tem o poder de fortalecer e ajudar muito no marketing das empresas na indústria automotiva.

Ela é usada de diversas formas, seja para ter ideias de campanhas, para ter uma ideia de qual segmento focar, para saber o comportamento de compra, entre outros.

E não para por aí: também é possível usar chatbots para oferecer um suporte e atendimento ao cliente de qualidade sem utilizar muitos recursos.

Além disso, medir os resultados é algo bem importante quando o assunto é marketing, e já existem algumas ferramentas especializadas para isso.

AI na indústria automotiva

Indo para a área mais técnica e industrial do universo automotivo, a inteligência artificial pode ajudar a criar novos processos de produção nas fábricas, tecnologias nos novos automóveis entre outras coisas.

Ela pode ser usada para automatizar alguns processos dentro das fábricas, o que ajuda a garantir um trabalho mais rápido e eficiente por parte das montadoras.

Aliás, vale ressaltar que por conta da pandemia de covid-2019 a indústria automotiva precisou se reinventar, tendo em vista que muitas pessoas deixaram de comprar carros.

Com a baixa procura, as montadoras deixaram de lucrar e tiveram que fazer grandes cortes de gastos e demissão de funcionários.

Com isso, a inteligência artificial entrou com tudo na jogada, para suprir as demandas altas que começaram a surgir no pós-pandemia.

IA nos carros

É isso mesmo que você leu, a inteligência artificial já está presente em alguns dos modelos mais atuais de algumas montadoras.

Um exemplo disso são os carros autônomos, que dirigem sozinhos.

Eles funcionam da seguinte forma: os carros são equipados com diversas câmeras, GPS, radares, sistema de detecção de alcance entre outros itens.

Com isso, a IA recolhe alguns dados e usa eles para verificar e analisar outros automóveis e demais objetos presentes na pista.

Desta forma, ele consegue traçar um paralelo e ver qual é a posição do carro na estrada e então dirigir de maneira automática.

E não para por aí, ainda existem modelos com sensores que conseguem prever a hora do motorista fazer uma manutenção no veículo.

Além de ajudar a evitar maiores problemas no carro, essa tecnologia também garante segurança, tendo em vista que dificilmente o carro vai estragar no meio da estrada sem antes dar um aviso.

Outro sistema usado que usa inteligência artificial nos veículos é o famoso “Lane Watch”, que ajuda a dar uma melhor visibilidade da pista enquanto você dirige.

Conclusão

Como você pode ver acima, a inteligência artificial já está muito presente na indústria automotiva.

Apesar disso, a tendência é que a AI seja muito mais usada nos próximos anos, conforme os avanços tecnológicos melhoram estes sistemas.

Com isso, fica até difícil saber o que podemos esperar para a indústria automotiva no futuro, tendo em vista que as possibilidades são bem diversas.

O que nos resta é acompanhar de perto o universo dos carros para ver as mudanças e melhorias que acontecerão nos próximos anos!


Tópicos: