Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   25/04/2017   |   Projeto Descomplicado   |  

Gestão de variações

Senhores,

Existem muitos produtos que são iguais, mas diferentes. O que muitas empresas não fazem é a gestão das linhas de produtos com o que podem ofertar aos seus clientes. Algumas coisas que tem de ficar claras é uma estrutura de hierarquia de produtos dividida nos seguintes itens

Se formos analisar com uma marca famosa como a Apple, teríamos uma hierarquia semelhante a abaixo:

Esse papel de estabelecer a estrutura e quando se trata de uma revisão ou uma variação de produtos tem que estar muito bem alinhada entre os principais setores da empresa uma vez que há um alinhamento entre os três setores da empresa e a definição do cliente ao centro. Esse layout é a base do coração do desenvolvimento de um item, bem ou serviço.

•    O Marketing que se torna responsável por pesquisar parte do que o mercado necessita e alinhar com as equipes internas o que seria necessário para estruturar os produtos e suas variações.
•    A Engenharia, tem como base analisar a especificação do marketing, montar algo para o cliente e descrever como a produção deverá desenvolver o produto.
•    A produção tem como base analisar o que a engenharia e o marketing definiram e transformar em um item a ser entregue ou executado para o cliente.

Com a ideia de se ter uma plataforma de produtos estruturada, teremos algumas vantagens na organização do processo de elaboração dos processos.

Uma vez que se encontra uma estrutura de produtos definida, tem-se de analisar em como estruturar as configurações de produtos.


Continua depois da publicidade


A modelagem de configuração de produto é uma importante ferramenta para facilitar o trabalho do setor de engenharia na identificação da lista de materiais e roteiros de produção que precisam ser utilizados. E ela torna-se ainda mais relevante para empresas que possuem produtos customizáveis.

A identificação de configuração de produto não é necessária para empresas com produtos padronizados e que possuem somente uma única lista de materiais e roteiro de produção possíveis. Porém, quando a empresa possui mais do que uma opção, tanto para a lista de materiais quanto para roteiro de produto, a configuração de produto já pode ser utilizada.

A configuração de produto é a combinação correta entre as possíveis listas de materiais e roteiros de produto dentro da árvore de materiais do produto final.

Plataforma PLM

Em uma plataforma de gestão de ciclo de vida de produtos, pode-se montar a estrutura de produtos e linhas sem ao menos existir qualquer desenho. A imagem abaixo demonstra uma imagem real capturada do PLM da Dassault Systèmes.

Com isso, pode ser vista na plataforma todos os produtos disponíveis para a linha e uma esquematização de suas variações e interdependências. A imagem abaixo demonstra como isso pode ocorrer em um ambiente da plataforma 3DXperience.

Com isso também pode-se criar a qualquer momento uma nova especificação de produto na plataforma ao acessarmos o componente, onde se tem acesso ao produto especificado para gerenciamento. Com cada variação configurada, a plataforma demonstra todas as configurações disponíveis para inserção dos componentes e com as devidas opções disponíveis para seleção.

Ao finalizar o processo de seleção da configuração, se pode realizar dois procedimentos:
•    Listar todas as configurações disponíveis para determinado produto; ou
•    Comparar via tabela as diferenças entre os configurados já gerados

Na imagem abaixo, pode-se ainda conferir qual documento está associado a configuração criada. Com isso, pode-se explorar até o arquivo com o desenho CAD que estará futuramente associado a variação do produto.

Abaixo segue a imagem com todos os produtos já configurados e suas especificações comparadas lado a lado para que se possa ter noção de quais arquivos de referência serão utilizados como referência na construção do novo projeto.

Listas de materiais

Pode-se customizar para que assim como um ERP, a ferramenta PLM seja responsável por montar previamente uma estrutura de produto com o que está previsto nas configurações. A diferença é que estamos falando de uma ferramenta mais poderosa, na qual contamos com possibilidade de editar parte da estrutura em um CAD nativo e regenerar automaticamente a estrutura com edições realizadas após a criação da variação configurada.

Gerenciamento

A gestão de localização de qualquer arquivo CAD associado a especificação em uma plataforma é algo que não mais ocorre por diretórios, uma vez que ele é um item da ferramenta de gestão. Mas a localização e o gerenciamento das informações vai ser discutida em um post futuro.

Conclusão

Uma plataforma PLM tem como um dos pilares gerenciar os usuários em suas segmentações de mercados com algumas 

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner