A tecnologia da Siemens permite à Gestamp reduzir o consumo de energia em suas plantas em 15%

O sistema monitora o consumo de energia em tempo real em 14 fábricas espalhadas pela Espanha, Alemanha, Reino Unido, França e Polôni Há planos para estender o projeto para 30 instalações em 2017.

Graças a uma plataforma eficiente de gestão de energia baseada em nuvem que usa big data para otimizar o consumo, a Siemens permitiu à Gestamp, uma empresa multinacional de fabricação de autopeças metálicas, reduzir o consumo de energia em até 15% em 14 de suas plantas. A empresa espanhola é especializada em projetar, desenvolver e fabricar autopeças metálicas para tornar os veículos mais leves e seguros e escolheu a Siemens como fornecedor global para implementar este sistema e assim conseguir otimizar suas necessidades de energia em uma indústria que está aumentando seu consumo de energia. A fase inicial foi a implementação da plataforma de gestão eficiente de energia da Siemens nas plantas da Gestamp na Espanha, Alemanha, Reino Unido, França e Polônia. Há planos para estender o projeto para 30 plantas, incluindo China e Estados Unidos, antes do final de 2017.

A plataforma da Siemens permite monitorar as necessidades de consumo de energia em tempo real em várias fábricas e conectar sua infraestrutura a uma solução em nuvem capaz de avaliar instantaneamente o consumo de eletricidade e gás. Esta ferramenta permite definir algoritmos com base nos padrões de consumo para identificar e alertar sobre as falhas de energia dos equipamentos. Os dados de consumo de energia podem ser processados através de técnicas analíticas de dados para definir manutenção preditiva, gerenciar os processos de produção ou prever o consumo de energia com base nos requisitos de produção futuros. O objetivo final é moldar o comportamento do equipamento de modo que funcione com a maior eficiência possível e de maneira coordenada, facilitando simultaneamente a redução de emissão de CO2 em 15% devido à redução do consumo de energia.

A plataforma de eficiência energética da Siemens, gerenciada a partir do Centro de Controle de Redes Inteligentes da empresa na cidade espanhola de Sevilha, já foi implementada nas usinas Gestamp que consomem mais energia. O objetivo é estender o uso da plataforma para outras partes do mundo onde este fabricante automotivo tem uma presença significativa.


Continua depois da publicidade


Amortização acelerada

A racionalização do consumo das plantas resultante da análise de dados e as soluções oferecidas por esta plataforma permitiu à Gestamp economizar quase 45 Gwh nos últimos 12 meses. Este número considerável resulta em um período de retorno para os investimentos de menos de três anos. É um sistema diferencial devido à sua alta resolução na coleta e processamento de informações, além de sua capacidade de cruzar dados de consumo de energia com outras variáveis, como de produção. O objetivo é extrapolar essas informações para entender o funcionamento do equipamento, algo que é útil na tomada de decisões. Junto com a coleta e processamento de dados, o sistema possibilita definir os padrões de comportamento usando algoritmos, para detectar as ineficiências de energia, automatizá-las e corrigi-las.

A Siemens e a Gestamp estão avançando em conjunto para as Instalações Inteligentes e estão tornando real a Indústria 4.0 nas plantas. O projeto de Eficiência Energética é um dos pilares da parceria entre a Siemens e Gestamp dentro da estrutura desta iniciativa.


Tópicos: