Moody's revisa para estável perspectiva de Bm&FBovespa e 30 bancos brasileiros

A agência de classificação de risco Moody's elevou a perspectiva de rating para BM&FBovespa e 30 bancos brasileiros, incluindo Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e BTG Pactual, para estável ante negativa.

A revisão sucede a alteração da perspectiva do rating soberano do Brasil, atualmente em Ba2, de negativo para estável, anunciada na quarta-feira (15).

"A qualidade do crédito soberano pode afetar diretamente o crédito de outros emissores domiciliados no país e, de forma mais geral, tende a estar associada com as tendências macroeconômicas e do mercado financeiro que afetam todos os emissores domésticos", informou a agência.

A agência informou ainda que os fundamentos de crédito da BM&FBovespa e das demais instituições seguem sólidos, apesar da profundidade e duração da recessão brasileira. Em relação aos bancos, a Moody's observou que a mudança na perspectiva do rating soberano reduziu o risco de rebaixamento.

A lista de instituições financeiras que tiveram a perspectiva revisada inclui ainda Itaúsa, BNDESPAR, Banco ABC Brasil, Banco Alfa de Investimento, BBM, Cetelem, Citibank, Banco Cooperativo Sicredi, Daycoval, Banese, Banpará, Banrisul, Banco Ford, GMAC, Industrial do Brasil, Mizuho do Brasil, BNDES, PSA Finance Brasil, RCI Brasil, Safra, Sofisa, Votorantim, China Construction Bank (Brasil) e ING Bank N.V.