Lâminas feitas em Hardox 500 garantem mais vida útil às pás carregadeiras

Estudo feito sobre durabilidade das lâminas em Hardox 500 da SSAB feito pela De Amorim, cliente da Ferro Extra, aponta aumento de vida útil, redução de custo e menor tempo de parada das pás carregadeiras CAT 938.

A empresa De Amorim, que atua no ramo da construção pesada, desenvolveu uma série de testes e análises de desgaste de lâminas das pás carregadeiras CAT 938 em sua operação de mineração, localizada no município de Mandirituba (PR), e utilizou o aço de alta resistência Hardox 500, fabricado pela siderúrgica SSAB, como forma de economia e para ganhar mais produtividade.

A empresa Ferro Extra, centro de serviços especializado no fornecimento de soluções de desgaste, forneceu as peças fabricadas em Hardox, gerando benefícios como aumento da vida útil; menor custo e redução no tempo de máquina parada e na mão de obra: quase três paradas a menos por máquina.

“As lâminas fabricadas em Hardox 500 geraram um aumento de 680 para 1.600 horas trabalhadas (mais de 230% de aumento); redução de custo por hora; redução na mão de obra (quase três trocas de lâminas normais a menos para substituir) e redução na hora de máquina parada em manutenção para troca de lâminas”, diz Renan Camargo, responsável por suprimentos e manutenção da De Amorim.

O material utilizado antes à substituição pelo aço Hardox 500 era aço fundido e a mudança não acarretou nenhuma alteração no projeto – a nova peça é idêntica às anteriores. “A empresa recebeu a solução pronta, com o mesmo desenho das peças originais e das obtidas de reposição. Não foi preciso qualquer tipo de adaptação para a instalação”, diz Gregório Vargas, gerente de projetos da Ferro Extra.

A Ferro Extra é um centro de serviços especializado no fornecimento de soluções de desgaste. Fundada em 1980 e é membro desde 2014 do programa Hardox Wearparts, desenvolvendo junto a seus clientes, por meio do seu qualificado time comercial e técnico, aplicações que apresentem melhor vida útil e performance. A De Amorim foi fundada em janeiro de 1978. Atua no ramo da construção pesada, em obras de terraplenagem, pavimentação, construção de rodovias, ferrovias, drenagens em geral e da construção civil, mineração e locação de equipamentos pesados.


Tópicos: