Prévia da confiança da indústria no Brasil indica perda em fevereiro após avanço no início do ano, diz FGV

A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) mostrou recuo em fevereiro depois de forte alta no mês anterior, com piora tanto das expectativas quanto da percepção do cenário atual.

Os dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram que o dado preliminar do ICI caiu 1,8 ponto e chegou a 87,2 pontos em fevereiro, devolvendo parte do ganho de 4,3 pontos visto em janeiro.

O Índice de Expectativas (IE) indica recuo de 2,2 pontos, para 88,8 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) aponta queda de 1,3 ponto, para 85,7 pontos.

A FGV informou ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuou 0,3 ponto percentual, para 74,3 por cento na prévia de fevereiro, após alta de 1,7 ponto em janeiro.

No fim de 2016 o Banco Central iniciou novo ciclo de redução da Selic, levando-a aos atuais 13 por cento ao ano. A expectativa é de novo corte de 0,75 ponto percentual na reunião desta semana. Juros menores reduzem os custos de empréstimos, estimulando o consumo.