Indústrias de máquinas e equipamentos acertam participação na Feiplastic 2017

Evento reúne empresas especializadas da cadeia do plástico e o setor de máquinas é um dos que mais geram interesse entre os visitantes, segundo pesquisa da Reed Exhibitions.

Importantes players do setor de máquinas e equipamentos integrante da cadeia de produção do plástico já acertaram sua participação na Feiplastic 2017 – Feira Internacional do Plástico.  Haitian, uma das maiores distribuidoras de máquinas injetoras plásticas do mundo; Wortex Máquinas, especializada em roscas de processamento de plástico e equipamentos de reciclagem; Kiefel, do grupo alemão GmbH, desenvolve, projeta, fabrica e fornece máquinas e sistemas de instalações para o processamento de plásticos; MH Equipamentos, fabricante de equipamentos especiais de laboratório e produção para misturas de compósitos; Primotécnica, especializada na fabricação de máquinas e equipamentos para reciclagem de materiais plásticos; e Maqplas, indústria de máquinas para embalagens flexíveis são algumas das indústrias do setor com presença confirmada na Feira. 

A Feiplastic 2017 é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 3 a 7 de abril.

De acordo com levantamento da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, a indústria de máquinas e equipamentos responde por 7,3% do total do faturamento do setor plástico, sendo, portanto, o 4° maior demandante de plástico, ficando atrás apenas de construção civil, indústria alimentícia e automotiva. Além disso, em termos de investimento, a estimativa do montante total investido do setor plástico em 2016 é de cerca de R$ 1,22 bilhão, com o setor de bens de capital sendo responsável por R$ 999,9 milhões, registrando 82% de representatividade.  “Entretanto, apesar dessa indústria possuir uma participação significativa no montante total investido em 2016, quando fazemos a comparativa com 2015, observamos que houve no ano passado uma migração dos investimentos de máquinas e equipamentos para investimentos em inovação, tanto em produto quanto em processo – de 2015 para 2016 houve um aumento de 1,5 ponto percentual de representatividade dessa categoria no montante total investido”, diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast. 
 
Este resultado já revela as novas formas de negócio das empresas brasileiras, tanto no processo produtivo quanto na área de gestão e produto. Visando uma produção mais integrada, com áreas cada vez mais interligadas e eficientes, os empresários estão recuando seus investimentos em capacidade produtiva e, consequentemente, em máquinas e equipamentos, e direcionando suas intenções em ferramentas que possibilitem essa integração, como novos moldes, tecnologia da informação e novos instrumentos de gestão.  Prova disso é a Indústria 4.0, cujo formato está cada vez mais disseminado entre as indústrias, visando não somente mudanças pontuais dentro de cada empresa, mas em uma transformação no processo produtivo.
 
“Resultado desse desencadeamento, todo esse cenário tem influenciado diretamente os negócios e, por isso, as grandes feiras, como a Feiplastic, têm alterado seu formato. As novas soluções não mais estão baseadas somente em matérias-primas e máquinas e equipamentos, mas em inovação, automação, robótica, softwares e outras tecnologias de processo”, afirma Roriz.


Continua depois da publicidade


Sobre a Feiplastic

Realizada desde 1987 como uma parceria entre a Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e a Reed Exhibitions Alcantara Machado como BRASILPLAST, e desde 2013 como Feiplastic, é o mais importante e tradicional evento da América Latina. A Feiplastic apresenta novas tecnologias das principais empresas que são referência no setor, em segmentos como plásticos, resinas, máquinas e reciclagem, proporcionando aos seus visitantes interação com o que há de mais moderno no mercado, além de geração de negócios e networking qualificado.
 
Além da exposição de produtos, a edição de 2017 traz diversas novidades: palestras que abordarão temas relevantes para o setor do plástico, inovação, sustentabilidade, tecnologia e muito mais, além da Área de Inovação e a realização em um novo local, o Expo Center Norte, um dos mais modernos pavilhões do Brasil, oferecendo mais conforto a sua visita.
 
Serviço

Feiplastic 2017 – Feira Internacional do Plástico
Data: 3 a 7 de abril de 2017
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo
www.feiplastic.com.br