Dassault Systèmes e Stratasys divulgam parceria para melhorar desempenho da produção de peças por manufatura aditiva

Colaboração com o sistema Simulia, da Dassault Systèmes, permite a realização de projetos de peças finais otimizadas, com peso e força adequados para aplicações aeroespaciais e automotivas.

A Stratasys anunciou na última semana (7/2), durante o SolidWorks Worls 2017, sua parceira com a Dassault Systèmes para fornecer uma nova geração de ferramentas de design para ampliar a funcionalidade, a eficiência e a proporção de peso das peças produzidas por meio de manufatura aditiva.

O evento aconteceu entre os dias 5 e 8 de fevereiro, em Los Angeles (California), Estados Unidos. A colaboração com o Simulia, da Dassault Systèmes, propõe simplificar e reduzir o tempo do workflow. Além de possibilitar a impressão 3D direto do SolidWroks, reduzindo "drasticamente" o tempo de produção, do projeto em CAD até a impressão do protótipo.

As empresas colaboraram nos recursos de design e simulação da plataforma 3D Experience da Dassault Systèmes, que produz com as impressoras e materiais FDM® 3D da Stratasys. Estes novos recursos líderes da indústria incluem:

  • Otimização de projeto para peças impressas em 3D mais leves - em um processo de modelagem por fusão e deposição (FDM), usando menos material do que uma tecnologia de fabricação tradicional para atingir o mesmo desempenho. As economias de peso aumentam a eficiência e reduzem o custo, além do que é possível com os processos de fabricação tradicionais.
  • Análise de força e fadiga que dá confiança para expandir as aplicações para produção de peças impressas em 3D com tecnologia FDM e fornecer as ferramentas necessárias para garantir a qualificação das peças.
  • Simulação de processo de impressão fornecendo insights adicionais sobre as tensões residuais e desempenho da peça impressa em 3D com tecnologia FDM.

"Para que a manufatura aditiva alcance todo seu potencial, os engenheiros precisam de ferramentas que lhes permitam aproveitar a liberdade geométrica praticamente ilimitada. Ao simular completamente as características únicas do processo FDM, nós conseguimos trazer precisão e velocidade sem precedentes para o processo de design e validação. Por isso, estamos muito satisfeitos em ser parceiros da Stratasys, o que nos possibilitará oferecer essas capacidades críticas para os clientes", afirma Scott Berkey, CEO da Simulia, da Dassault Systèmes.


Continua depois da publicidade


"A Stratasys compartilha a visão da Dassault Systèmes sobre a necessidade de uma solução totalmente integrada de ponta a ponta para manufatura aditiva. Esta parceria leva a Stratasys para mais perto dessa visão, com ferramentas de simulação de alto desempenho, que representam com precisão o processo de moldagem por fusão e deposição (FDM)", explica Jon Stevenson, vice-presidente sênior global de Software da Stratasys.

Segundo ele, a Stratasys acredita que as capacidades de previsão da solução e o fluxo de trabalho eficiente expandirá de forma significativa a confiança em uma gama de peças, que podem ser produzidas com soluções de impressão 3D da Stratasys, em FDM. Hoje, a tecnologia FDM já é usada para criar peças de produção por empresas como United Launch Alliance, Opel, Volvo Trucks e Daihatsu.

Parceira de longa data do “Programa de Parceiros SolidWroks”, a Stratasys também está anunciando um novo software GrabCAD Print Add In para SolidWroks. Este sistema permite ao usuário estimar e imprimir peças sem sair do ambiente SolidWroks, tornando a impressão 3D em sistemas Stratasys acessível a toda a comunidade de profissionais de design e engenharia da SolidWroks. As funções incluem seleção de material, seleção de altura de fatia, orientação de peça, layout automático e muito mais.