Voith: De uma serralheria a uma empresa global de tecnologia

Ato comemorativo com convidados de todo o mundo em sua sede, em Heidenheim, acontecerá durante o verão do hemisfério norte.

A Voith comemorará o seu 150º aniversário em 2017. Em 27 de janeiro de 1867, Friedrich Voith assumiu a serralheria de propriedade de seu pai, Johann Matthäus, localizada em Heidenheim, às margens do rio Brenz. Era o início da história de sucesso de uma empresa familiar global. "Não sabemos o que Friedrich Voith imaginava naquela época," afirma Dr. Hubert Lienhard, presidente e CEO da Voith, "mas hoje vemos o que suas ideias e sonhos se tornaram como resultado de trabalho duro, paixão e a dedicação de gerações de colaboradores da Voith: uma empresa global de tecnologia com cerca de 19.000 colaboradores em mais de 60 países, e que fez história na indústria em muitos dos seus mercados ao longo dos últimos 150 anos. Uma empresa familiar com valores sólidos e uma cultura corporativa única".

"Sejam bem-vindos aos próximos 150 anos!"

"Temos orgulho da nossa rica história de sucesso. Mas, no ano do nosso aniversário,  vamos olhar para o futuro," afirma Lienhard, CEO da Voith. "É isso que queremos comunicar quando dizemos 'Sejam bem-vindos aos próximos 150 anos.' Friedrich Voith enxergou as grandes oportunidades de sua época, aproveitando-as de maneira decisiva. Nós preservamos esse espírito empreendedor e pioneiro, e queremos assumir um papel decisivo na definição da Quarta Revolução Industrial, no século XXI, seguindo o exemplo do nosso patriarca e fundador, Friedrich Voith, um dos pioneiros da Primeira Revolução Industrial."

A empresa está focando mais uma expansão em 2017, em especial na área de aplicações digitais. Para isso,  fundou a nova Divisão do Grupo, a Voith Digital Solutions, que englobará todas as suas atividades nas áreas de TI, automação, software e tecnologia de sensoriamento.

"No ano da nossa fundação, em 1867, a eletricidade, o papel e a mobilidade eram restritas a um número limitado de pessoas. O mundo era um lugar diferente. Desde então, as tecnologias da Voith ajudaram a transformar isso," afirma Lienhard. "Hoje estamos às portas de novas e incríveis oportunidades. O mundo industrial está se digitalizando, e nós temos grandes expectativas em relação a isso. As pessoas se sentem confortáveis com mudanças – não há como sobreviver tanto tempo sem passar por isso.”


Continua depois da publicidade


A história da Voith – inovações, internacionalidade e liderança corporativa sustentável

Como empreendedor visionário e corajoso, Friedrich Voith reconheceu as enormes oportunidades que a industrialização oferecia na segunda metade do século XIX. Com inovações como a desfibradora de madeira e o refinador, a Voith foi a primeira empresa a fazer do papel um produto de massa. Fornecemos a primeira máquina de papel completa já em 1881. Em 1899, a Voith já estava entregando a primeira máquina de papel para a Rússia czarista. Nessa mesma época, a Voith se tornava conhecida como uma pioneira mundial em hidreletricidade. A primeira turbina da Voith saiu da nossa fábrica em 1870. Em 1903, a empresa embarcou o que era a maior turbina do mundo na época para uma usina hidrelétrica (UHE) nas Cataratas do Niágara. Em 1910, a Voith construiu a primeira UHE da China.

O poder inovador da empresa e sua internacionalização continuaram ao longo de todo o século XX, quando inovações revolucionárias – como o Propulsor Voith Schneider (de propulsão naval), a turbina Kaplan, o princípio hidrodinâmico (princípio Föttinger, aplicado em inúmeras aplicações na área de transporte público de curta distância e na indústria), assim como o processo de destintamento, que abriu as portas para a reciclagem de papel na indústria papeleira – se tornaram indissociáveis do nome Voith, sendo atualmente considerados padrões industriais.

Mas, além dos marcos tecnológicos e do seu crescimento internacional, o nome Voith também representa a responsabilidade social corporativa desde a fundação da empresa. Sob a gestão de Friedrich Voith, a empresa foi uma das primeiras a introduzir o seguro saúde para seus colaboradores. Por mais de 100 anos, a Voith foi pioneira nos programas de educação cooperativa e, hoje em dia, oferece capacitação baseada no modelo de treinamento profissionalizante alemão em muitas de suas unidades, como no Brasil e na China.

Atualmente, o grupo de tecnologia Voith atua em cinco mercados: energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Com aproximadamente 4.000 patentes ativas, a empresa é líder tecnológica em diversos segmentos industriais.
 
No cerne das comemorações: os colaboradores.
 
"No ano do nosso aniversário, gostaríamos de celebrar com as pessoas que fizeram e continuam a fazer contribuições significativas à história de sucesso da Voith: nossos colaboradores," afirma o CEO da Voith, Hubert Lienhard. "Eu gostaria que as comemorações fossem tão internacionais e diversificadas quanto a própria Voith." Entre fevereiro e o final de julho, a empresa está programando cerca de 260 eventos com colaboradores e dias familiares no mundo inteiro para voithianos de todas as cerca de 160 unidades da companhia. Pautadas pelo lema "Sejam bem-vindos aos próximos 150 anos," as comemorações locais serão adequadas a cada unidade.
 
Em meados de 2017, no verão do hemisfério norte, as festividades que marcarão o aniversário de 150 anos da empresa chegarão ao seu ponto mais alto, em Heidenheim, onde a Voith foi fundada e onde ainda está localizada a sua matriz: “No dia 14 de julho, será realizado um evento para os cerca de 4.500 colaboradores que trabalham nessa unidade. No dia seguinte, 15 de julho, os colaboradores terão a oportunidade de mostrar às suas famílias a empresa onde trabalham. O Ato comemorativo realizado no meio do ano concluirá as festividades de aniversário, e será principalmente focado no futuro da industrialização. Esperamos receber convidados do mundo da política, dos negócios e da cultura para comemorar a história de 150 anos e o futuro da empresa no nosso Centro de Congressos, em Heidenheim”.
 
Dando apoio a 150 projetos sociais no mundo inteiro
 
A Voith é uma empresa de propriedade da família Voith há 150 anos. Um elemento central de sua história foi – e ainda é – o seu enorme foco em valores, além da adoção de uma liderança corporativa sustentável. “A Voith foi e é uma boa vizinha em todas as suas unidades mundiais,” de acordo com Lienhard. “No ano do nosso aniversário, é importante para nós devolvermos algo às comunidades e aos locais que a Voith chama de casa – em alguns casos há muitas décadas”.
 
É por isso que a empresa continuará a expandir o seu apoio tradicionalmente forte em atividades culturais, sociais e esportivas em suas unidades ao longo do ano do seu aniversário. Com o lema "150 boas causas" em mente, a Voith dará apoio a 150 projetos locais, em todas as suas filiais ao redor do mundo, nas áreas de cultura,  educação e pesquisa, além de esportes.
 
Além dessas atividades, um total de 150 eventos esportivos será realizado nas unidades, de acordo com seus esportes preferidos. A Voith doará 1 Euro para cada quilômetro da distância total percorrida durante todos esses eventos, até o limite de 150.000 Euros, para um projeto educacional internacional.


Tópicos: