Empresa de painéis solares inaugura unidade em Sorocaba

Nova planta é considerada a maior fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil.

Uma empresa que fabrica painéis solares foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (8) em Sorocaba (SP). A previsão é que a indústria possa gerar aproximadamente 600 empregos diretos e indiretos na cidade. O governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve presente na cerimônia.

A nova planta é considerada a maior fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil, capaz de entregar anualmente cerca de 400MW de módulos feitos inteiramente em território nacional. "A Canadian Solar tem um portfólio de 390 MWp de projetos solares no Brasil que devem entrar em operação comercial em 2017 e 2018. A nova fábrica irá fornecer os produtos para nossos projetos e para o mercado interno”, comenta o Dr. Shawn Qu, Presidente e CEO da Canadian Solar Inc, que abriu a cerimônia.

O projeto, que teve investimentos de R$ 80 milhões, foi trazido para o Brasil com apoio da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Governo do Estado de São Paulo (Investe São Paulo) e da Agência Brasileira de Promoção Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“O retorno de investimento para o usuário doméstico que antes era de cinco anos, hoje, pode estar em torno de três. Ainda precisa ser mais competitivo, mas a medida que as tecnologias avançam e os processos de fabricação se tornam mais eficientes, ele se torna mais acessível ao consumidor”, explica o vice-presidente geral, Wladimir Janousek.

O governador ressaltou que o país ajuda a desenvolver energia limpa. “Investimento grande. Geração de empregos diretos e indiretos. Inovação tecnológica e energia renovável. Isso vai consolidando o desenvolvimento sustentável”, finaliza.