Ford reabrirá 3º turno em Camaçari

Montadora confirma decisão, apesar de suas vendas terem caído mais de 30%.

A Ford vai reativar em fevereiro o terceiro turno de sua fábrica de Camaçari (BA), onde são montados o EcoSport e a linha Ka (hatch e sedã). A notícia foi confirmada pela montadora e surpreende pelo fato de suas vendas terem recuado 32,4% no acumulado até outubro ante o mesmo período de 2015. Ainda quando considerados apenas os carros fabricados em Camaçari, a retração é de 21,3%, em linha com o que ocorre com o mercado brasileiro de automóveis. 

Segundo o presidente da Ford para a América do Sul, Lyle Watters, a retomada do terceiro turno “ajuda a reforçar a competitividade para reagir às oportunidades do mercado”. Ainda de acordo com a montadora, o retorno se justifica pela demanda por Ka e EcoSport na América do Sul.

De acordo com o sindicato local dos metalúrgicos, em dezembro se encerra o layoff de 80 trabalhadores do setor de autopeças do complexo de Camaçari e mais adiante retornam 415 funcionários da Ford. Um documento produzido pela montadora e divulgado parcialmente pelo sindicato menciona a reativação do terceiro turno com capacidade reduzida. 

“Para tanto, a empresa fará readequação com a atual mão de obra e com os trabalhadores que retornarão do TLO (layoff) em 14 de fevereiro de 2017”. 

A produção do terceiro turno em Camaçari foi interrompida em março deste ano.