Dassault Systèmes lança a solução “Perfect Order” para otimização da cadeia de suprimentos da indústria de mineração

Visão digital e holística da cadeia de suprimentos melhora a tomada de decisões, remessa de pedidos e experiência do cliente.

A Dassault Systèmes, a empresa 3DExperience, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia o lançamento da solução “Perfect Order”, uma solução para a indústria de Recursos Naturais que possibilita às mineradoras aumentar a eficiência e a lucratividade de sua cadeia de suprimentos.

Através de recursos digitais para a gestão de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, o “Perfect Order” oferece mais visibilidade, controle e previsibilidade às operações.  Uma cadeia de suprimentos eficiente e economicamente eficaz é fundamental para que as mineradoras enviem suas commodities aos clientes no prazo e conforme as especificações de qualidade solicitadas. Entretanto, a queda no preço das commodities, a maior oscilação na demanda e as jazidas com menores teores estão aumentando a complexidade das cadeias de suprimentos, dificultando as mineradoras a atender os requisitos contratados pelos clientes. 

Baseada na plataforma 3DExperience e alavancando as capacidades de planejamento e otimização da cadeia de suprimentos da Quintiq, a Industry Solution Experience ou ISE “Perfect Order” da Dassault Systèmes permite que as mineradoras tenham uma visão holística de tudo o que está acontecendo em sua cadeia de suprimentos, desde restrições e gargalos na infraestrutura até a falta de mão de obra ou o impacto financeiro de uma mudança operacional.

Em um ambiente digital, as empresas podem planejar as operações para garantir que atenderão à demanda prevista, visualizar todas as atividades em suas redes de suprimentos e otimizar o fluxo de produtos, resultando em maior previsibilidade aos seus negócios. 

“As mineradoras querem vivenciar a transformação digital que trouxe estabilidade operacional, agilidade organizacional e melhoria no desempenho empresarial para outras indústrias,” disse Marni Rabassó, Vice-Presidente para a Indústria de Recursos Naturais da Dassault Systèmes. “A Dassault Systèmes oferece um conjunto diversificado de soluções para a indústria de mineração, resultado de décadas de conhecimento tecnológico. Com a solução ‘Perfect Order’, as mineradoras terão ganhos antes imperceptíveis relacionados a uma  cadeia de suprimentos mais eficiente, o que também melhora a experiência dos clientes com a entrega”.


Continua depois da publicidade


Especificamente, a solução “Perfect Order” provê: 

- Uma visão única que conecta todas as decisões de planejamento, da mina ao porto;
- Melhoria das previsões de remessa e planejamento logístico com a integração de informações como projeções de demanda do mercado, disponibilidade de commodities nas minas, capacidade das redes de transporte bem como o uso de inteligência preditiva que aproveita dados históricos e fatores como preço e PIB;
- Indicadores de desempenho em tempo real mostrando o impacto das decisões de planejamento, permitindo a rápida realização de ajustes para que as entregas, as especificações e o orçamento sejam mantidos conforme o planejado;
- Habilidade de combinar a oferta e a demanda à disponibilidade de recursos, maximizando o cumprimento de contratos, reduzindo possíveis penalidades e melhorando a experiência do cliente.