Metaverso e as tecnologias que devem fazer parte da nossa vida nos próximos anos

Se você é daquelas pessoas que acham que o mundo vem mudando cada vez mais rápido e de uma forma onde já fica complicado de acompanhar, você é uma pessoa de visão e tem 100% de razão sobre isso.

O avanço das tecnologias nas últimas décadas, principalmente a de 2010, teve um auge de expansão em tantos setores que realmente fica muito complicado ser uma pessoa antenada em meio a tanta novidade e mudança. Uma das mudanças mais recentes e que tem dado o que falar nos últimos anos é o Metaverso. 

O que é o Metaverso?

Como uma introdução bem simples, o Metaverso é um universo digital onde as pessoas interagem com outras pessoas por meio de avatares que representam você mesmo neste mundo. É como se você entrasse em um mundo virtual, onde o seu "Eu" tem uma vida completamente diferente da sua.

Mas o Metaverso pode ser muito mais do que apenas um passeio em uma cidade virtual para fazer amigos. A principal ideia do Metaverso é criar espaço para empresas que podem fazer anúncios e marketing em um ambiente virtual, como vender para o seu avatar roupas, casas, carros e tudo o que possa ser imaginado, através de criptomoedas ou algo parecido.

A ideia é de que, em um futuro próximo, você poderá simplesmente enviar o seu Avatar a uma loja de roupas virtual, experimentar seu modelo favorito, visualizar como você ficaria e, se você achou que ficou legal, comprar o produto no mundo real sem sair de casa. É basicamente um universo paralelo que pode ser explorado de diversas maneiras.


Continua depois da publicidade


Além do Metaverso, existem outras tecnologias que já tem ou certamente terão impacto na sua vida nos próximos anos. Abaixo vamos entender sobre algumas.

Inteligência Artificial

Vista por muitos como uma das grandes promessas para esta década, o investimento nas tecnologias de inteligência artificial vem crescendo de forma assustadora em todo o mundo. O ChatGPT causou um burburinho pouco antes visto já nos primeiros meses de 2023.

Hoje em dia temos exemplos diários desta tecnologia em nossa rotina, como os assistentes dos celulares e buscas do Google, por exemplo. Mas no futuro muita coisa pode mudar, como melhorias na automação de indústrias e o conceito mais amplo de casas inteligentes.

Um exemplo do que a inteligência artificial pode influenciar no futuro é nas casas de apostas, por exemplo, com eventos ao vivo e tecnologias de jogos que podem garantir ainda mais o sucesso deste mercado não só em nosso país como no resto do mundo.

Veículos Autônomos

Quem nunca sonhou em ter um carro onde você só entra e ele vai aonde você quiser? Não, não estamos falando de um chofer, e sim de um carro autônomo sem a necessidade de direção humana.

Esta tecnologia, por mais louca que seja, já é uma realidade e existe em diversas partes do mundo, é certo que na maioria dos lugares de forma controlada ou em ambientes fechados, mas o fato é que esses automóveis já existem  e devem fazer parte das nossas vidas em um futuro próximo com ainda mais intensidade.

Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que até 2026, 10% da frota do país seja de veículos autônomos, gerando menos emissão de poluentes e maior segurança. Um outro sinal de que a tecnologia veio para ficar é a ideia de que empresas de entrega de comida, como o Ifood, devem começar testes para ter veículos autônomos entregando comidas em ambientes fechados e controlados.

No exterior, empresas de entrega como a Amazon, Uber e Wing já começaram a testar suas entregas por drones em países como Reino Unido e China.

Streaming

Talvez a tecnologia mais avançada das debatidas aqui e também uma das mais conhecidas, o streaming é algo que definitivamente veio para ficar em nossas vidas, mas que ainda tem muito a oferecer no futuro.

Com serviços que vão desde filmes e séries como as gigantes Netflix, HBO e Disney, passando por serviços de música como Spotify e Deezer até recentemente as inovações de transmissões ao vivo de esportes, como foi o caso do sucesso da transmissão da Copa do Mundo do Qatar com o streamer Casimiro, por exemplo.

O futebol é um esporte perfeito para o streaming, já que seus eventos são mais populares do que nunca e o streaming possibilita um enorme leque de possibilidades, como transmissões com comentários alternativos, muita interação e delays cada vez menores.

Os canais de Streaming fizeram grande parte da televisão aberta do país ter que se adaptar, como gigantes como a Globo perdendo parte do mercado esportivo para plataformas como Youtube e Twitch.

Links complementares: