MakerBot anuncia novas soluções em impressão 3D para uso profissional e educacional

Equipamentos da nova geração chegam ao Brasil a partir do próximo mês, mas já podem ser encomendados através da Wishbox Technologies.

A norte-americana MakerBot, fabricante de impressoras 3D desktop, lançou na última semana, uma nova geração de impressoras 3D além de um pacote de filamento PLA “Slate Gray”. As novas soluções são direcionadas para engenheiros, designers e educadores que queiram inserir a tecnologia em sala de aula. Os equipamentos que já estão disponíveis para compra nos Estados Unidos devem chegar ao Brasil em outubro. Encomendas já podem ser feitas através da Wishbox Technologies – empresa catarinense responsável pela venda e distribuição da marca no país.

“Mais uma vez a MakerBot inova e aperfeiçoa seus produtos para atender às expectativas dos seus clientes. Com as novas aplicações feitas será possível simplificar o processo de preparação da impressão, se ganha em velocidade para execução dos trabalhos e se têm objetos impressos de maior qualidade. Já o novo pacote de filamento permitirá a criação de protótipos e peças mais resilientes e que podem aguentar um impacto maior”, explica o diretor da Wishbox Tiago Marin.

“Outra grande facilidade será na introdução em sala de aula o uso da impressora 3D que permite aos alunos trabalharem a criatividade além de pesquisas”, complementa.

A evolução dos equipamentos é reflexo de pesquisas realizadas pela Makerbot ao longo do último ano com profissionais e educadores que já fazem uso das impressoras 3D. O foco principal das mudanças é acelerar e simplificar o processo de desenvolvimento interativo e o de aprendizado da operacionalização das máquinas.

Imagem: Divulgação

MakerBot Replicator+ e Replicator Mini+

A principal mudança nos dois modelos é a performance superior para que sejam mais rápidas e tenham uma área de impressão maior. Com os eixos superiores com materiais mais rígidos e robustos é possível ter uma impressão mais consistente e confiável com alta qualidade. Aliada a Stratasys, a MakerBot fez diversos testes para que fosse possível implementar novos e consistentes processos para se ter uma impressão de qualidade superior. Também foram feitos testes de durabilidade de produto e de validação.


Continua depois da publicidade


A nova MakerBot Replicator+ e a Replicator Mini+ são mais rápidas e silenciosas. Permitem maiores volumes de impressão através da criação de modelos maiores ou em maior número. Outra vantagem é a precisão da impressão, aparência da superfície e menor taxa de warping e ondulações.

MakerBot Print & Mobile

A MakerBot Print chega com uma nova função de organização e a possibilidade de imprimir sequencialmente uma variedade de projetos. Os usuários poderão criar várias mesas de impressão, compartilhar projetos por e-mail e pré-visualizar a impressão podendo até fazer pequenos ajustes no modelo.

Além da MakerBot Print, o novo app Makerbot Mobile possui suporte para diferentes configurações de escritório e salas de aula com monitoramento remoto e expansão da capacidade de impressão. Controlar e monitorar múltiplas impressoras 3D remotamente e em tempo real é mais uma novidade que tem agradado os usuários.

Pacote de Filamento PLA Slate Gray Tough

Peças e protótipos duráveis, com força de alto impacto e que seja capaz de reduzir custos durante os testes. Estas são algumas das vantagens do novo pacote de filamentos PLA Slate Gray Tough.

O PLA Tough da MakerBot combina as melhores características do PLA e do ABS em um único filamento. É indicado principalmente para o desenvolvimento de protótipos funcionais e também peças e acessórios com encaixes rosqueados ou por pressão.

Para auxiliar engenheiros e designers a MakerBot também desenvolveu um guia com passo-a-passo com técnicas de colagem, lixa, pintura, vácuo formagem, inserção por bronze e moldagem por silicone.

Thingiverse Education

Para incentivar e auxiliar o uso de impressoras 3D em salas de aula, a MakerBot lança o Thingiverse Education. A plataforma online irá reunir educadores para a troca de experiências e boas práticas do uso dos equipamentos além de mais de 100 planos de aulas criados por especialistas. É possível filtrar modelos de aulas por assunto, série ou padrão.

“O uso das impressoras 3D é muito comum em universidades, mas pode também ser utilizado em escolas para o desenvolvimento da criatividade e para entender melhor os conteúdos. As peças criadas ajudam muito a entender conceitos e processos que antigamente eram vistos apenas nos livros”, destaca Tiago Marin.