Carro elétrico alcança 576 km/h e bate recorde de velocidade

Um veículo elétrico construído por uma equipe de engenheiros da empresa Venturi, com sede em Mônaco, e da Universidade Estadual de Ohio quebrou o recorde mundial de velocidade em terra - anunciou o fabricante em um comunicado.

Dirigido pelo piloto de testes Roger Schroer, o Venturi Buckeye Bullet 3 (VBB-3) atingiu velocidade média de 549,43 km/h, e máxima de 576 km/h, durante um percurso de 1,6 km no deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos, na segunda-feira (19).

O recorde anterior, de 495 km/h, foi registrado em 2010 pelo antecessor do VBB-3, o VBB-2.5.

O carro

A terceira geração do veículo é equipada com 2 motores elétricos de cerca de 1.500 cv cada um, o que resulta em uma potência de mais de 3.000 cv.

O torque chega a incríveis 285,5 kgfm. O Bugatti Chiron, por exemplo, não passa dos 163 kgfm.
Embora não aparente, o VBB-3 possui 4 rodas e pesa cerca de 3,5 toneladas, sendo que quase metade (1,6 tonelada) é apenas o conjunto de 2 mil baterias.

Histórico

Há três anos, a equipe do VBB-3 esperava poder estabelecer novos recordes no deserto de sal, que apresenta condições perfeitas para esse tipo de teste extremo, mas esforços anteriores foram cancelados devido ao clima ruim em Bonneville.
"É um alívio, porque nós estávamos esperando por esse resultado há três anos", disse o proprietário da Venturi, Gildo Pallanca Pastor, em um comunicado.

"Os avanços registrados neste ano são um passo muito importante para a nossa meta de atingir 643,7 km/h", comemorou o diretor de Pesquisas do Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade Estadual de Ohio, Giorgio Rizzoni.