Qualidade dos aços brasileiros

Nova edição do programa de proficiência em aços agora traz aços de alta liga, além dos aços carbono e de baixa liga.

O Laboratório de Referências Metrológicas do IPT está com inscrições abertas para a 4ª Rodada do Programa de Proficiência em Aços, que está disponível para as empresas dos setores de siderurgia e metalmecânica. Em sua quarta edição, o programa incluirá, além dos tradicionais ensaios mecânicos, metalográficos e análises químicas de aços carbono e de baixa liga, análises químicas de aços de alta liga, tais como aços inoxidáveis e aços ferramenta", explica o pesquisador Ricardo Rezende Zucchini, responsável pelo laboratório. 

"Os aços de baixa liga possuem teores pequenos dos chamados elementos de liga, como cromo, níquel e vanádio, normalmente somando até 5% do material.

Quimicamente, eles se comportam de maneira diferente dos aços com altos teores de elementos de liga. Nas ultimas edições do programa, temos conversado com participantes que apontaram esta necessidade de ampliação do programa, e resolvemos fazer a inclusão a partir desta rodada".

Programas de proficiência – explica Zucchini – são eventos de medição oferecidos em rodadas anuais, em que participam grupos de laboratórios que realizam testes, ensaios ou análises em amostras especialmente produzidas para esta finalidade, sob a coordenação de um provedor qualificado e independente, como é o caso do IPT. Ao final de cada rodada do programa, o provedor prepara e encaminha aos participantes um relatório técnico, em que são avaliados os seus resultados e o desempenho.

Serviço

As inscrições para a participação no programa estarão abertas até o dia 28 de outubro. O envio das amostras pelo IPT começa em 17 de outubro, a entrega dos resultados pelos participantes será feita até 18 de novembro e o envio do relatório final aos participantes acontecerá até 2 de dezembro. Para mais informações sobre o programa e o formulário de inscrição, clique aqui.