CoroPlus traz conectividade para a indústria da manufatura

Sandvik Coromant facilita a entrada das fábricas na era da Indústria 4.0.

A Sandvik Coromant, empresa líder na fabricação e comercialização de ferramentas de corte e sistemas de fixação, lança o CoroPlus™ na IMTS 2016, em Chicago - um pacote de soluções IoT (Internet of Things - Internet das Coisas) para auxiliar as fábricas a entrarem para a Indústria 4.0. O conceito foi especificamente projetado para melhorar o controle da produtividade e os custos por meio de uma combinação de usinagem conectada, acesso a dados de fabricação e conhecimento em usinagem.

O CoroPlus™ foi o nome dado a uma nova plataforma de software e ferramentas conectados abrangendo, basicamente, tecnologias que podem enviar e receber dados. O conceito torna possível reduzir desperdício de dados e melhorar os processos de fabricação, da pré até a pós-usinagem, através do uso de tecnologia conectada e conhecimento em usinagem da Sandvik Coromant.

“Usuários podem acessar não apenas os produtos e dados de aplicação da Sandvik Coromant, através de hardware e software conectados, mas por meio de ferramentas equipadas com sensores, eles podem fazer ajustes, controlar e monitorar o desempenho da usinagem em tempo real”, explica Göran Näslund, responsável por Usinagem Digital na Sandvik Coromant. “Toda a fábrica pode ser controlada através de painéis de dados precisos localizados na própria fábrica, via dados na nuvem, bem como pela integração com o ambiente de fábrica e software do próprio usuário. O CoroPlus™ se conecta aos ambientes de software via APIs abertos, proporcionando qualidade na precisão de dados e conectividade de mão dupla.”

O principal benefício para gerentes de produção é que o CoroPlus™ torna possível otimizar a manufatura devido a um melhor entendimento e insight sobre o que está acontecendo no chão de fábrica e nos processos de usinagem, tanto no nível micro quanto macro. Da perspectiva da programação CAM, a conexão com dados precisos de aplicação e de ferramentas significa que recomendações podem ser adaptadas para tarefas específicas. Também há vantagens para os operadores, pois os processos de usinagem podem ser monitorados remotamente. Além disso, ferramentas equipadas com sensores podem ser controladas para garantir que quebras sejam evitadas e o desempenho garantido, em virtude de dados inteligentes, coletados durante o processo de usinagem.


Continua depois da publicidade


A oferta atual abrange soluções de painéis de dados, soluções de software como o CoroPlus™ ToolGuide e a Biblioteca de Ferramentas Adveon™, bem como as ferramentas Silent Tools™+, CoroBore®+, e o sistema IoT de monitoramento da máquina, o Promos 3+. 

“Com o CoroPlus™ estabelecemos parcerias com fabricantes de máquinas, empresas fornecedoras de sistemas em nuvem e de monitoramento de máquinas”, complementa Göran. “Dessa forma nós podemos auxiliar os usuários a capitalizar em cima dos novos desenvolvimentos tecnológicos. Nosso papel é aumentar a produtividade e a flexibilidade através de avanços tecnológicos que geram valor na usinagem digital.” 

O CoroPlus está em exposição na IMTS 2016, realizada de 12 a 17 de setembro, em McCormick Place, Chicago, EUA.