Volkswagen compra parcela na Navistar por US$256 mi

A Volkswagen acertou uma parceria com fabricante de caminhões Navistar e vai comprar uma participação na empresa dos Estados Unidos, o que garante à empresa alemã uma base há muito desejada na América do Norte, ao mesmo tempo que dá a Navistar, com problemas de caixa, uma tábua de salvação vital.

Analistas disseram acreditar que a compra pela Volkswagen de uma parcela de 16,6% na empresa norte-americana por 256 milhões de dólares é o primeiro passo para a aquisição da totalidade da Navistar. As ações da companhia saltaram mais de 40% depois do anúncio na terça-feira (6), enquanto os papéis da Volkswagen fecharam praticamente estáveis.

As empresas disseram que o acordo vai ajudar ambas a reduzir custos e prover novos motores para a Navistar, que tem procurado uma parceria desde que seu pesado motor a diesel não obteve aprovação dos reguladores norte-americanos em 2010.

A parceria forte também vai ajudar a mudar a dinâmica do mercado de caminhões da América do Norte, onde a Navistar perdeu participação de mercado para a unidade de caminhões da Daimler AG, a Volvo AB e PACCAR Inc.

A Volkswagen não fez segredo de seu desejo de entrar no mercado norte-americano e vários analistas tinham apontado para Navistar, com a sua rede de concessionários grande, como um alvo natural.

A próxima geração de motores da Volkswagen para caminhões da MAN e da Scania serão adaptados para os caminhões da Navistar nos EUA, em um momento em que as regras globais antipoluição estão convergindo, disse o presidente-executivo da divisão de caminhões da Volkswagen, Andreas Renschler, nesta terça-feira. A unidade de caminhões da Volkswagen não foi envolvida no escândalo de emissões que atingiu o negócio de automóveis da empresa.

"Se as regulamentações de emissões estão se aproximando, você pode solucionar este tipo de questão tecnológica com o mesmo conceito, transmissão e sistemas de pós-tratamento", disse Renschler em uma coletiva de imprensa para discutir o acordo.


Continua depois da publicidade


Para cimentar a nova aliança, a Volkswagen pagará 15,76 dólares por cada uma das 16,2 milhões de novas ações da Navistar, um prêmio de 12% ante o preço de fechamento em 2 de setembro, disseram os dois grupos.

Quando perguntado se a Volkswagen pode aumentar sua parcela na Navistar em algum momento no futuro, Renschler disse que "todas as opções estão em aberto".