Conheça o TUfast Eco Team eLi14, carro energeticamente mais eficiente do mundo

A Shell Eco Marathon sempre produziu números impressionantes de eficiência em consumo de combustível. O recorde atual para um motor de combustão interna foi estabelecido em 2004 pelo MicroJoule, um carro desenvolvido por estudantes do Lycée La Joliverie. Ele chegou a um consumo de combustível de 0,293 l/100 km. Isso seria como gastar só um litro de gasolina para rodar 3.410 km. Mas os motores de combustão interna são inerentemente ineficientes, como já demonstramos em um artigo sobre a revolução de carro (veja aqui o link no artigo original). Eis porque as competições de eficiência energética estão agora focando em motores elétricos. E os alunos da Universidade Técnica de Munique, ou, em bom alemão, Technische Universität München, criaram um que pode chegar a 0,009 l/100 km. É o TUfast Eco Team eLi14.

O carro competiu na Shell Eco Marathon em 2014, mas não conseguiu bons resultados. Os alunos, então, decidiram atualizá-lo. E este esforço provou ter valido a pena. Um consumo de 0,009 l/100 km é difícil de imaginar, mas é equivalente a 26.135 mpg (EUA). Ou ao uso de apenas 1 litro de gasolina para percorrer 10.956 km. Se você tivesse uma estrada em linha reta para isso, poderia ir de Nova York a Tóquio. Ou de Nova Iorque a Londres e voltar para Nova York, com alguma sobra no tanque. Ou melhor, nas baterias, já que o modelo, como dissemos, é elétrico.

O eLi14 pesa menos de 30 kg sem o motorista. O monocoque é feito de fibra de carbono e ele foi projetado para andar a uma velocidade máxima de 30 km/h. Sua energia vem de baterias LiPo (de lítio-polímero). Elas podem ser recarregadas por um painel solar que funciona como o teto do minúsculo veículo. O carro tem apenas 3 rodas a fim de reduzir o atrito por rolamento e as suas partes transparentes são feitas de Makrolon. O motor elétrico que o impulsiona, capaz de gerar 140 W, é um desenvolvimento dos próprios alunos. A tentativa de quebra do recorde mundial aconteceu em uma pista de teste que a Audi forneceu para a equipe. 


Continua depois da publicidade


O eLi14 não é um veículo prático nem viável para a condução diária, mas certamente pode ajudar a desenvolver formas mais eficientes de nos locomovermos. Especialmente se você não é tão “mignon” quanto Lisa Kugler, a motorista do carro que quebrou o recorde mundial.