Simcenter, da Siemens, permite criar “gêmeos digitais” de produtos

Novo portfólio de soluções de softwares de simulação e teste impulsiona a inovação em todos os estágios de desenvolvimento.

A divisão de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM) da Siemens acaba de anunciar o seu novo portfólio Simcenter™, um robusto conjunto de soluções de software de simulação e teste que ajudam empresas a enfrentarem os desafios da engenharia moderna. O Simcenter combina simulações e testes físicos com relatórios inteligentes e análises de dados, ajudando a produzir “gêmeos digitais” dos produtos que preveem com maior nível de precisão o desempenho do produto em todas as fases do processo de seu desenvolvimento. 

Como resultado, departamentos de engenharia podem oferecer com segurança inovações com maior rapidez e menor custo. O novo portfólio da Siemens também apresenta o Simcenter 3D, uma solução CAE 3D de próxima geração desenvolvida com a plataforma do software NX™, da Siemens, combinando os recursos de diversas soluções para cobrir várias disciplinas de simulação e aplicações da indústria. Com a introdução do Simcenter, a Siemens está dando o próximo passo em sua visão de estratégia de digitalização e engenharia preditiva, que prevê a transformação da simulação e verificação de design em uma ferramenta analítica importante para o desenvolvimento de produto orientado por sistema.

 “Os fabricantes estão sofrendo muita pressão para evoluir suas práticas de engenharia de produto para encarar os novos desafios, pois correm o risco de ficarem obsoletos”, afirma Peter Bilello, presidente da CIMdata, Inc. “Por meio de seu portfólio Simcenter e sua visão analítica de engenharia preditiva, a Siemens está enfrentando estes desafios de forma proativa, ao utilizar sua sólida coleção de tecnologias existente combinada com a aquisição da LMS e mais recentemente, da CD-adapco. Como resultado, a Siemens é apta a continuar a ajudar seus clientes a resolverem os desafios da engenharia para os produtos atuais, enquanto cria condições para uma nova geração de produtos.”


Continua depois da publicidade


Muitos dos produtos de hoje envolvem ambientes de desenvolvimento de produtos complexos, combinando funções mecânicas com eletrônica, software e controles. Departamentos de engenharia devem desenvolver produtos inteligentes que integram estes vários aspectos, utilizando novos materiais e métodos de manufatura, com ciclos de projeto mais curtos. Isto exige que as práticas de engenharia para a verificação do desempenho do produto evoluam para um papel mais preditivo, oferecendo suporte à digitalização e desenvolvimento de produtos orientados por sistemas.

O Simcenter é projetado para enfrentar estes desafios e realizar a visão analítica de engenharia preditiva da Siemens, ao combinar múltiplas tecnologias em simulação e teste. Isto inclui mecânica de sólidos (CSM) e análise de elementos finitos (FEA), dinâmica de fluido computacional (CFD), dinâmica multicorpo, controles, testes físicos, visualização, exploração de design multidisciplinar e análise de dados. Estas tecnologias são gerenciadas em um contexto de PLM, utilizando o software Teamcenter®, da Siemens, para oferecer suporte à engenharia e desenvolvimento de sistemas complexos.

No SimCenter, as aplicações também se beneficiam da Internet Industrial das Coisas (IIoT) por meio da integração de dados baseada em sensores com alta fidelidade e simulações baseadas em física, permitindo que os fabricantes construam gêmeos digitais de seus produtos, mantendo-os em sincronização com o produto físico em uso. Isto é de importância crucial para realizar previsões mais úteis e realistas de desempenho do produto.

"A estratégia da visão analítica de engenharia preditiva e solução de digitalização da Siemens lida com as informações sobre o desempenho do produto de forma abrangente, para resolver o grande desafio enfrentado pelos fabricantes em produtos e sistemas de engenharia moderna. [...]Com o SimCenter, damos o próximo passo na nossa jornada para implementar esta estratégia, com base nos investimentos significativos que a Siemens tem realizado nos últimos anos, por meio de atividades internas de pesquisa e desenvolvimento, aquisições estratégicas de empresas líderes da indústria, como LMS e CD-adapco, e dando continuidade a desenvolvimentos e expansões futuros", afirma Chuck Grindstaff, presidente e CEO da Siemens PLM Software.