Dassault Systèmes adquire Ortems

A Dassault Systèmes, a empresa 3DExperience, fornecedora mundial de software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia a conclusão da assinatura do contrato definitivo de aquisição da totalidade das ações da Ortems, fornecedor estratégico de software on-premise e na Nuvem de programação e despacho de produção com capacidade finita.

A compra da Ortems, sediada em Lyon, na França, amplia a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes e suas experiências com soluções para indústria para a próxima geração de manufatura, cadeia de suprimentos e entrega. Ao fortalecer o planejamento e programação da produção, juntamente com as capacidades de planejamento e otimização da cadeia de suprimentos da Delmia Quintiq, a aquisição tem como objetivo planejar, executar e otimizar as operações industriais globais de manufatura dos clientes. A Ortems complementa os aplicativos da marca Delmia, da Dassault Systèmes, incluindo o Delmia Apriso, que oferece uma experiência integrada, construída sobre um modelo referencial único de dados, para todos os usuários de manufatura digital, gestão de operações de manufatura e planejamento e operação da cadeia de suprimentos.

As soluções Agile Manufacturing e PlannerOne, da Ortems, são utilizadas no de gerenciamento de operações de manufatura de fábricas inteligentes, nas quais sistemas de TI de manufatura altamente sincronizados apoiam a conexão entre o design virtual e a produção física. Mais de 16.000 usuários em 60 países, nas indústrias Aeroespacial e Defesa, Automotiva, Equipamentos Industriais, Alta Tecnologia, Ciências da Vida, Embalagens e Bens de Consumo usam as soluções para programar suas produções diárias. Seus clientes incluem AIA, Almirall, Courvoisier, Depuy, Eckes Granini, Europastry, GE Power, Givaudan, Heineken, Knauf, Mecaplast, Merck Serono, Nexans, Monin, Sanofi, Sidel, Solvay e Thalès. A receita da Ortems em 2015 foi próxima a 5 milhões de euros.


Continua depois da publicidade


"Hoje, a arte da manufatura significa inventar e reinventar-se constantemente. Plataformas avançadas de inovação e colaboração que reúnem grandes mentes, ideias, soluções e informações tornam isso possível”, afirma Bernard Charlès, Presidente e CEO da Dassault Systèmes. “Em apenas uma década, o time altamente qualificado da Ortems desenvolveu um ecossistema de tecnologia, clientes e parceiros nesse segmento especializado para grandes e médias empresas. Estamos felizes com a contribuição da Ortems para a plataforma 3DExperience, que complementa e amplia a experiência de manufatura dos nossos clientes”, diz.  

Fábricas são naturalmente instáveis por conta de paradas de máquinas, falta de mão de obra e de habilidades, mudança de ordens e disrupturas das cadeias de suprimentos. A Ortems oferece ferramentas de suporte à decisão que absorvem as complexidades do negócio e produzem programações otimizadas, baseadas na simulação de infinitas possibilidades, modificações interativas instantâneas, análises de impacto e gestão por exceção para dar suporte às demandas e programações de produção de curto e médio prazo. Os usuários podem automatizar, otimizar, comparar planos de produção para cumprirem seus prazos e aumentar a utilização de recursos e a lucratividade.

"A Ortems é um propulsor de transformação nos negócios, tornando-os mais ágeis e orientados à demanda, enquanto otimizam ativos financeiros e produtivos. Além disso, oferece uma resposta efetiva aos desafios dos fornecedores Tier 1 para sincronizarem continuamente os fluxos com os requerimentos das linhas de montagem das Montadoras ou OEMs (do inglês, Original Equipment Manufacturer)”, afirma Frédéric Marcotte, Gerente Sênior de Supply Chain do Mecaplast Group. “O Mecaplast Group escolheu a Ortems para padronizar e otimizar o processo de programação da produção em nossas 26 fábricas de equipamentos automobilísticos em 18 países. Após definir e validar o modelo em uma de nossas fábricas na Espanha, 15 outras plantas, em três continentes, já implementaram a solução com sucesso em apenas 10 meses.”

“Fabricantes em indústrias de manufatura discreta e repetitiva enfrentam desafios críticos causados pelo aumento da globalização e buscam estar à frente em um mercado global competitivo por meio da transformação digital”, afirma René Desvignes, Presidente e CEO da Ortems. “Como parte da Dassault Systèmes, podemos oferecer ao mercado um portfólio único de gerenciamento de operações de manufatura que fecha o ciclo entre o desenho do processo e a execução da produção no chão de fábrica, incluindo o planejamento da cadeia de suprimentos, em operações industriais globais. Os produtores podem responder rapidamente às constantes mudanças nas demandas dos clientes, ao permitirem estratégias de manufatura ágil em fábricas inteligentes mais flexíveis, conectadas e sustentáveis.

“Planejamento e programação avançados, com otimizações baseadas nas restrições, são um componente fundamental para o aumento do valor obtido na implementação de um sistema de execução de manufatura (MES) ou de gerenciamento das operações de manufatura (MOM). Nossas pesquisas mostram que isso pode melhorar significativamente as entregas feitas no prazo”, diz Matthew Littlefield, Presidente e Principal Analista da LNS Research. “A aquisição da Ortems pela Dassault Systèmes é uma continuação clara de sua estratégia de ir além da simulação de manufatura e oferecer uma solução completa que atenda aos requerimentos de execução e planejamento dos clientes de manufatura. A LNS Research espera que a Ortems esteja em sinergia com as outras recentes aquisições da empresa, incluindo Apriso e Quintiq”, afirma.

"Há três anos, a Airbus Helicopters selecionou a Ortems como seu sistema de planejamento com restrições", afirma Xavier Mathias, Industry and Procurement Business Leader da Airbus Helicopters. "Após vários projetos de implementação em diferentes domínios funcionais com a mesma instância do aplicativo, a Ortems está totalmente integrada à nossa landscape de sistemas de informação, fortemente ligada ao SAP ERP. Desde o planejamento de vendas e operações até as operações diárias de manufatura, em breve, a Ortems será a nossa única solução para superar os desafios da otimização do planejamento”, diz.

A transação foi concluída em 31 de maio de 2016.