Volvo promete carro totalmente autônomo em 2020

Para atingir o objetivo, a Volvo vai lançar um programa de testes chamado DriveMe.

A fabricante de automóveis Volvo afirmou nesta semana que planeja lançar seu primeiro carro autônomo em 2020. A empresa ainda declarou que o carro será muito mais avançado do que o de suas concorrentes. "O diferencial é que estamos realmente tentando implantar essaa tecnologia na realidade. E quando eu digo isso, quero dizer carros de auto-condução que permitem que os motoristas façam outra coisa atrás do volante", explica Erik Coelingh, da Volvo.

Na prática, isso significa que o carro não vai precisar de um ser humano para supervisioná-lo, como acontece com a maior parte dos automóveis anuncidos até agora. companhia garante que ele é projetado para lidar com praticamente qualquer situação. A empresa afirma que pretende lançar um sistema de piloto automático em 2017, mas a previsão é de que até 2017 a tecnologia evolua o suficiente para funcionar sem supervisão.

Reprodução

Para atingir o objetivo, a Volvo vai lançar um programa de testes chamado DriveMe. Nele, 100 clientes de Gotemburgo, na Suécia, em Londres e em cidades da China vão dirigir os carros e supervisioná-los enquanto eles funcionam no modo autônomo. Os dados recolhidos vão ajudar a aprimorar o projeto.

"Com o DriveMe, não estamos apenas construindo um carro conceito ou fazendo demonstrações, estamos pesquisando para entender como podemos trazer carros que dirigem sozinhos para o mundo real, para vias públicas com clientes comuns. Para isso, vamos aprender sobre tecnologia, sobre os fatores humanos e como carros que dirigem sozinhos terão impacto sobre a sociedade ", declara Coelingh.