Makino garante bons resultados na Mecânica

Feira reuniu clientes da empresa para reavaliação de negócios.

A Makino esteve presente na 31ª edição da Mecância - Feira Internacional de Mecânica, realizada entre os dias 17 e 21 de maio, em São Paulo e apresentou suas novidades em máquinas de corte de metal e máquinas EDM de alta precisão. 

O diretor da Makino no Brasil, Carlos Eduardo Ibrahim, comentou que a feira funcionou como ponto de encontro entre os clientes e a empresa. "Nossos clientes de inúmeras partes do país nos visitaram na feira", explicou. 

Segundo Ibrahim, os cenários estão mais claros agora. Inúmeros clientes de multinacionais da Makino aproveitaram a Mecânica para solicitar revisões de antigas propostas que estavam engavetadas por conta da situação do Brasil. "Lá, ficou perceptível que a confiança no País está voltando", disse o diretor. Já os clientes nacionais tive a percepção que vão esperar um pouco mais para negociarem, mas também estão confiantes. Porém, o clima foi bastante positivo para a Makino. 

Máquinas em exposição 

Uma das grandes estrelas da Makino é o a40, um centro de usinagem especial para produção de peças de "Alumínio Injetado". "Para lidar com a questão do tempo de ciclo, a Makino reavaliou cada uma das principais peças fundidas, utilizando o conceito de design ROI Inteligente [Redução de Inércia]. O novo projeto construtivo da máquina proporciona superioridade linear, agilidade radial e aceleração", completa Ibrahim. 

O centro de usinagem horizontal a40 oferece inúmeros recursos para melhor utilização e redução do tempo de não-corte. O trocador automático de ferramentas de 40 posições e um sistema automático de mudança de pallets garantem o funcionamento ininterrupto.

Na área da Bener, seu representante oficial no Brasil, a Makino apresentou a máquina de eletroerosão por penetração EDAF2 RAM, um grande sucesso em feiras internacionais. 


Continua depois da publicidade


O equipamento possui um novo projeto mecânico, que aumentou a sua rigidez, ao mesmo tempo em que reduziu a distorção térmica, especialmente em máquinas instaladas em ambientes não controlados ou utilizadas ao longo de longas horas de produção autônoma. Juntamente com um novo sistema de fundição, concebido recentemente, a EDAF2 apresenta também um servossistema melhorado, que tem uma resposta mais rápida aos sinais gerados pelo sistema de monitorização do intervalo de ignição. 

A nova tecnologia ArcFree da Makino presente na EDAF2 RAM ajuda a evitar correntes contínuas destrutivas no arco, que normalmente levam a procedimentos de limpeza demorados ou ao desgaste das peças. 

A série EDAF inclui o Makino Program Generator (MPG), o novo sistema de programação on-board da Makino. Esse avançado sistema é destinado a tornar o controle da máquina mais amigável, ao mesmo tempo em que gera um modelo de planos mais agressivo, para atender às demandas dos prazos de entrega mais curtos. 

Também na área da Bener, pode-se conferir o centro de usinagem horizontal N2-5XA de 5 eixos da Makino é projetado para a usinagem de peças relativamente pequenas. 

A nova plataforma N2 é uma solução compacta de alta produtividade e exige menos que 2,4 m² de espaço de chão de fábrica (incluindo tanque de fluído refrigerante e transportador de cavacos). A produtividade na configuração de cinco eixos é ainda mais elevada, com o acesso dos componentes por cinco lados. Ao fornecer respostas às solicitações simples, e introduzir os dados básicos, até os operadores inexperientes serão capazes de gerar rotinas de eletroerosão eficientes e seguras. Este novo MPG também permite a programação de múltiplos eletrodos e vários locais de queima. 

O spindle HSK-40A de 20.000 rpm acelera a rotação máxima em apenas 0,8 segundo. Este eixo trabalha em conjunto com o eixo Z com aceleração de 1.4G, para produzir com rapidez e precisão as peças com geometrias complexas comuns em componentes de implantes médicos, aerospacial, autmobilistico e autopeças em geral. A estrutura de apenas 2,4 m² de área útil torna a máquina a solução de alta produtividade "tamanho certo" para os desafios de produção em peças de pequeno porte. 

O N2-5XA pode trabalhar peças cilíndricas de até 300 mm com altura até 270 mm e peso até 30 kg. Quatro bicos direcionam o líquido refrigerante diretamente para a zona de corte, garantindo uma refrigeração eficiente e melhor qualidade das peças.