Terex anuncia venda de duas unidades de negócio

As divisões Port Solutions e Material Handling, da qual pertence a marca Demag, foram vendidas para a finlandesa Konecranes PIc por USD 1.3 bilhão.

O Grupo Terex, fabricante global de equipamentos para elevação e movimentação, anunciou na última semana a venda de duas de suas cinco unidades de negócios. As unidades Port Solution e Material Handling (MHPS), da qual a marca Demag faz parte, foram vendidas por, aproximadamente, USD 1.3 bilhão. As negociações iniciaram em agosto de 2015.

Após a conclusão da transação, a fabricante norte-americana terá cerca de 25% das ações em circulação da Konecranes e terá o direito de nomear dois diretores. A transação, que está sujeita a aprovações regulamentares habituais e à aprovação dos acionistas da Konecranes, deverá ser concluída em janeiro de 2017.

Para o gerente de vendas e responsável interino pelas operação da Demag no Brasil, Samuel Caparotti, a fusão seria muito positiva para a marca. "Elas são focadas no mesmo segmentom, fortaleceriam as empresas", diz. Embora Caparotti esteja otimista, ele considera muito cedo para prever mudanças específicas na unidade brasileira. Ele lembra que a Terex tem até a próxima terça-feira (31) para rescindir o acordo se quiser. Caso o Grupo desista do negócio e seja vendida em sua totalidade à fabricante chinesa de equipamentos de construção Zoomlion, a companhia deverá pagar uma multa de USD 37 milhões à Konecranes. No início desse ano, a empresa chinesa ofereceu USD 30 por ação para a compra da companhia, que recusou na ocasião.

Em nota publicada pelo Grupo no último dia 16, o presidente e diretor-executivo do Grupo Terex, John L. Garrison, ressaltou que essa transação não impede que a companhia continue negociando com a Zoomlion, com um potencial de venda de USD 31 por ação com, ou sem, os negócios MHPS.