"A robótica também é para pequenas e médias empresas", afirma criador do I.A.R.

Rogério Vitalli, mestre em robótica industrial e diretor executivo do Instituto Avançado de Robótica, explica que a maioria das indústrias brasileiras de pequeno e médio porte ainda é resistente à implantação da robótica por acreditar que os custos são altos.

Ainda pouco explorada no Brasil, a Robótica Industrial enfrenta o enorme obstáculo da falta de mão de obra qualificada. Não existe curso superior específico de engenharia robótica no país, e a profissão de robotista sequer é regulamentada. Foi assim que nasceu, há um ano, a inciativa do mestre em robótica Rogério Vitalli, de criar o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.), que tem por objetivo qualificar o profissional robotista em programação, operação e manutenção de robôs industriais, desde o nível básico até o nível de perito.

Além dos 44 cursos de qualificação, o I.A.R. também oferece consultoria e assessoria em desenvolvimento de projetos de robótica, automação e mecatrônica. O serviço visa mostrar para o cliente como é possível trazer a robótica para a realidade de sua empresa, mesmo que ela seja de pequeno e médio porte. De acordo com Vitalli, a maioria dos pequenos e médios empresários ainda não tem uma noção muito clara de como a robótica pode ser adaptada para seus respectivos negócios. “Hoje é possível ter um retorno do investimento em robótica em cerca de 18 meses, mesmo nas pequenas e médias empresas, e o nosso grande desafio é desmistificar isso para os empresários, principalmente num momento de incertezas no mercado”, completa Vitalli.

“No Brasil, quando se fala em robôs industriais, ainda existe a crença de que estes equipamentos são viáveis apenas para empresas de grande porte, mas isso é um mito. Em países como a Alemanha, por exemplo, onde a indústria 4.0 já é uma realidade, empresas com 10 a 15 funcionários já têm a robótica industrial como base de sua produção“, afirma Vitalli. 

O diretor do I.A.R. explica ainda que o caminho para uma indústria mais desenvolvida passa pela informação como pilar dessa transformação, e o instituto é um projeto pioneiro no País para suprir essa carência.


Continua depois da publicidade


A entrada da feira é gratuita para profissionais do setor, que podem fazer o credenciamento online e imprimir a credencial em casa, antes de chegar ao evento aqui.

Para a programação completa de toda grade de conteúdo, acesse a agenda de eventos simultâneos.

Serviço

31ª Feira Internacional da Mecânica 
Data: 17 a 21 de maio de 2016 
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi 
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil  


Tópicos: