Dassault Systèmes e Accenture apresentam solução para manufatura ágil

Prova de conceito para cliente industrial de grande porte reduz inatividade e melhora a integração entre engenharia e chão de fábrica

A Dassault Systèmes, a empresa 3DExperience, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), e a Accenture, estão trabalhando em uma prova de conceito (do inglês, Proof of Concept - PoC) para mostrar como as tecnologias digitais podem melhorar a eficiência e a agilidade na manufatura em indústrias como as de equipamentos pesados e aeroespacial.

Trabalhando com uma grande empresa de equipamentos industriais, a Dassault Systèmes e a Accenture estão produzindo e implementando uma solução em três fases que utiliza tecnologias digitais para criar uma conexão entre engenharia e o chão de fábrica. Voltada a empresas de manufatura não-repetitiva, essa solução adaptativa proporciona um novo nível de continuidade para o processo de montagem do produto, incluindo a sequência em que as peças são produzidas, e proporcionando um nível melhor de compreensão sobre o processo, tanto para engenheiros quanto para a equipe de montagem.

A primeira fase dessa solução de manufatura ágil cria a sequência teórica necessária para montagem de produtos, tal como um trem, um avião ou uma escavadora. A segunda fase ajuda a construir, otimizar e replanejar de forma rápida o plano operacional e a programação de cada trabalhador de chão de fábrica. A terceira fase cria um display digital da programação desses profissionais para que possam consultá-la. Essas três fases utilizam soluções da Dassault Systèmes.

Substituindo o que tem sido muitas vezes um processo baseado em papel, Dassault Systèmes e Accenture estão criando uma solução que fornece uma nova conexão digital entre a equipe de engenharia e o chão de fábrica, permitindo mudanças em tempo real. Essa solução também pode fornecer novas percepções e avaliação de risco sobre quaisquer mudanças propostas para um produto ou para a programação da montagem antes da produção, reduzindo muito a inatividade e criando uma manufatura mais ágil.


Continua depois da publicidade


"Muitas empresas se esforçam para melhorar a flexibilidade da manufatura e sustentar mudanças comerciais ou técnicas inesperadas quando ocorrem problemas na produção, falta de peças ou modificações de projeto. Uma solução de manufatura ágil exclusiva fornecerá flexibilidade para o gerenciamento de configurações e a habilidade necessária para fábricas locais personalizarem seus produtos, além de suporte para serviços de manutenção", afirma Eric Schaeffer, diretors sênior e chefe de Prática Industrial da Accenture.

"A Internet das Coisas (IoT) Industrial e outros conceitos digitais estão permitindo que os fabricantes embarquem em uma nova era de processos produtivos, sustentáveis ​​e econômicos que resultem em uma melhor experiência para seus clientes", afirma Laurent Blanchard, vice-presidente executivo de Operações (EMEAR), Alianças e Serviços Globais da Dassault Systèmes.

"Estamos ampliando nossa colaboração de longa data com a Accenture para levar a manufatura ágil para a era da experiência. As empresas podem se beneficiar da experiência da Dassault Systèmes em operações virtuais de manufatura digital e aplicativos de gerenciamento de dados e, também, das melhores práticas da Accenture em serviços de integração, reengenharia de processos de negócios, gestão de mudanças e implantação", acrescenta.