Indústria 4.0: Brasil terá demonstração inédita na Feimec

Linha de produção inteligente terá 300 metros quadrados em São Paulo

O Brasil terá a primeira e exclusiva demonstração de Manufatura Avançada na Feimec - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece de 3 a 7 de maio, em São Paulo.

 

O projeto, capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), envolveu mais de 20 empresas e entidades ligadas aos mais diferentes setores, como automação e controle, robótica, mecatrônica, comunicação e internet (internet das coisas), virtualização (virtual twin/ comissionamento virtual) e vários outros (veja relação abaixo).

 

Com investimentos de R$ 5 milhões, a realização da Indústria 4.0 na FEIMEC 2016 foi viabilizada pela ABIMAQ, que agregou os muitos setores envolvidos, firmou as parcerias e buscou o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI.

 

A Abimaq integra o Grupo de Trabalho formado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que visa a transformar a Manufatura Avançada numa política de Estado da mesma forma que acontece nos países mais adiantados nesse tema, como Alemanha e Estados Unidos.

 

 

Fábrica inteligente

 

Durante os cinco dias da Feimec, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis e um porta-celular. Convidados, parceiros das empresas participantes, empresários, engenheiros, técnicos e outros visitantes da feira receberão um QR-Code via e-mail, que será lido a partir da tela do seu smartphone no início da linha de produção montada no pavilhão.

 

Em seguida, o "cliente" seleciona suas preferências em relação às cores e à disposição dos lápis no acessório. Ele não precisa informar o modelo de seu smartphone para definir a largura do suporte, pois o sistema faz essa identificação automaticamente no momento da leitura do QR-Code.

 

A fábrica inteligente vai ocupar uma área de 300 metros quadrados do pavilhão, onde os visitantes poderão acompanhar ao vivo todos os detalhes do processo de produção.

 

Tecnologia envolvida:

 

  • 6 robôs integrados em toda a linha com máquinas como centros de usinagem e equipamentos de gravação a laser.
  • Inteligência Artificial
  • Internet das Coisas
  • Tecnologia RFI

 

Sobre a feira

 

Iniciativa da ABIMAQ, Informa Exhibitions e mais de 30 entidades setoriais, a FEIMEC é o evento brasileiro oficial do setor de máquinas, equipamentos, peças e ferramentas, e será realizada entre os dias 3 e 7 de maio de 2016, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, o mais moderno centro de eventos da América do Sul. Seus expositores estão entre as maiores e mais importantes empresas dos diferentes segmentos que compõem a indústria brasileira de máquinas e equipamentos, o que faz da Feimec 2016 a feira das grandes marcas do mercado.

 

Feimec - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

De 3 a 7 de maio de 2016

No São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa ABIMAQ

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial Romi.