Lucro trimestral da Alcoa recua

A companhia de metais Alcoa divulgou nesta segunda-feira (11) um lucro trimestral menor, com resultados afetados pela queda no preço das commodities, o dólar mais forte e fechamento de unidades ou desinvestimentos, mas o principal executivo da empresa disse esperar crescimento da demanda mais rápido do que a oferta neste ano.

A Alcoa também reduziu sua previsão para as vendas globais na indústria aeroespacial em 2016. A Alcoa vai se separar em duas na segunda metade deste ano.

O negócio tradicional de fundição vai manter o nome Alcoa, enquanto uma nova empresa chamada de Arconic manterá os negócios de valor adicionado aeroespecial e automotivo, que envolvem ligas fortes, leves que a empresa tem trabalhado duro para construir nos últimos anos. O presidente executivo da Alcoa, Klaus Kleinfeld, disse à Reuters em uma entrevista que a empresa espera que a demanda mundial de alumínio cresça 5 por cento este ano, enquanto a oferta deve aumentar 2 por cento.

"Isso deve criar um apoio adicional para o preço" do alumínio, disse ele.

A Alcoa disse que agora espera crescimento das vendas globais na indústria aeroespacial em um intervalo de 6 a 8 por cento este ano, ante previsão divulgada no quarto trimestre de 2015 de alta entre 8 e 9 por cento. A companhia disse que espera alta da produção automotiva global de 1 a 4 por cento este ano.

A companhia teve lucro líquido de 16 milhões de dólares ou 0,00 dólar por ação, baixa ante os 195 milhões de dólares ou 0,14 dólar por ação um ano antes. Analistas esperavam em média lucro por ação de 0,02 dólar no trimestre. Excluindo itens não-recorrentes, a companhia teve lucro por ação de 0,07 dólar. A receita no trimestre caiu 15 por cento para 4,95 bilhões de dólares, ante 5,82 bilhões de dólares um ano antes. Analistas esperavam receita de 5,14 bilhões de dólares.