Tubos de Alta Resistência para Estruturas e Transmissão de Fluidos

O workshop será apresentado dia 23 de julho durante o 62º Congresso Anual da ABM

Fonte e foto: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 16/07/07

Este é o tema do workshop que será realizado em Vitória (ES), no próximo dia 23, como parte da programação paralela do 62º Congresso Anual da ABM – Internacional. Com foco em ‘Tubos de Alta Resistência para Aplicações Estruturais e Transmissão de Fluidos’, o workshop contará com painéis para a discussão de aços microligados de alta resistência utilizados na produção de tubos de grandes diâmetros, tubos "UOE", tubos helicoidais e tubos sem costura.

Também serão apresentados aspectos de mercado, fabricação de produtos laminados: tiras a quente e chapas grossas, processos de produção de tubos, desenvolvimentos técnicos laboratoriais e testes industriais, mecanismos para obtenção de propriedades, recursos requeridos para desenvolvimento e aplicação.

“É um excelente momento para tratarmos desse assunto, devido à grande demanda por tubos estruturais para aplicação em gasodutos e oleodutos”, diz o coordenador do evento, Geraldo Iran Cardoso (ArcelorMittal Tubarão).

O workshop será realizado no Centro de Convenções de Vitória (Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia), das 13 às 17h50, com entrada franca e vagas limitadas. Inscrição no local.

Programa:

13h00 - Abertura dos trabalhos pelo engenheiro Jardel Ferreira (ArcelorMittal Tubarão)

13h10 - Palestra "Recent X80 pipelines", Dr. J. Malcolm Gray

13h40 - Painel: “Demandas de Mercado e Desenvolvimento de Produto”. Coordenador: José Luiz Brandão(CSN). Painelistas: Rafael Mendoza (ArcelorMittal México), Fúlvio Siciliano (CBMM) e Ed Juarez (Usiminas)

14h50 - Painel: “Processos de Produção de Tubos”. Coordenador: Willy Ank (Cosipa). Painelistas: Júlio Márcio Silveira e Silva (V&M), Marcelo Fritz (Tenaris-Confab e Domingos Zampol Jr (TSA - Tubos Soldados do Atlântico).

16h30 - Painel: “Especificações, Aplicação de Produtos, Simulações Laboratoriais”. Coordenador: Geraldo Iran Cardoso (ArcelorMittal Tubarão). Painelistas: Ronaldo A. N. Barbosa (UFMG), Rajindra Ratnapuli (Confab) e Paulo Cellular (Petrobrás).

Informações sobre toda a programação do 62º Congresso Anual da ABM – Internacional, que acontece de 23 a 27 de julho, podem ser obtidas na homepage da ABM, onde também podem ser feitas as inscrições antecipadas para o evento até o dia 17.