SolidWorks 2016 promete ganho de produtividade com design simplificado

A Dassault Systèmes lançou a última versão do software de design e engenharia.

A Dassault Systèmes anunciou, na última semana, em São Paulo, o lançamento do SolidWorks 2016, a última versão do software de design e engenharia 3D do Grupo francês. O gerente técnico América Latina da SolidWorks, Marcelo Hendler, apresentou as novidades aos jornalistas durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo na última quarta-feira (11).  A versão 2016 foi lançada mundialmente em outubro.

O novo release vem com o slogan: Transforme grandes projetos em realidade. Mais de 90% das mudanças realizadas nesta versão partiram da opinião de usuários SolidWorks. Esta edição apresenta um layout limpo e favorável ao design. Segundo Hendler, destaca-se o produto que está sendo desenvolvido e não o produto usado para desenvolvê-lo.

Dessa forma, a transição entre as ferramentas ficou simplificada. A nova interface promete reduzir o tempo e o esforço para alcançar a geometria desejada, melhorar a flexibilidade de modelagem e facilitar o acesso aos comandos com as seguintes características: filetes de arestas com curvatura contínua; comando varredura; assistente de criação de roscas; trilhas de seleção.

De acordo com o Channel Development Manager SolidWorks América Latina, Timoteo Müller, os usuários indicaram ganho de 20% na produtividade em função da nova rearquitetura da interface e através introdução de trilhas de seleção.

Entre os destaques da versão 2016 também está o SolidWorks Visualize (imagem), antes conhecido como Bunkspeed. A ferramenta possibilita maior qualidade na produção de conteúdos visuais realísticos, especialmente para a criação do conceito do produto e sua apresentação. “É a parte do coração do engenheiro colocado no projeto”, diz Hendler.


Continua depois da publicidade


Outra mudança foi o aprimoramento do SolidWorks MBD, através do conceito de manufatura sem papel. Os aprimoramentos ajudam a comunicar o projeto, publicar e organizar de forma mais rápida e precisa as operações, tudo em um PDF 3D. De acordo com o gerente técnico, os clientes que aderiram ao MBD 2016 relataram redução de 90% dos erros de execução com a ferramenta.

Outras nformações sobre o produto podem ser conferidas na página de lançamento do SolidWorks 2016.