Tesla lança ‘piloto automático’ para carros, mas pede cautela

Veículos serão capazes de dirigir e estacionar sozinhos com alguma restrições.

Sedans do Modelo S da Tesla Motors serão capazes de dirigir e estacionar sozinhos, sob certas condições, a partir desta quinta-feira (15). A empresa anunciou a atualização de recursos de seu “piloto automático”, mas seu presidente-executivo, Elon Musk, advertiu que os motoristas devem continuar com as mãos ao volante.

"Estamos sendo especialmente cautelosos nesta fase e, por isso, aconselhamos aos motoristas manter as mãos ao volante por segurança", disse Musk em coletiva na sede da empresa no Vale do Silício. "Ao longo do tempo, não haverá a necessidade de usar o volante", complementa.

Pilotos testam novo recurso na Califórnia. Imagem: Beck Diefenbach/ Reuters

Os novos recursos foram concebidos para veículos construídos depois de setembro de 2014 e estarão disponíveis para clientes nos Estados Unidos. Proprietários europeus e asiáticos deve esperar mais uma semana. A Tesla irá fornecer os recursos através de uma atualização por meio de conexão sem fio.

Em condições mais difíceis condução, um alerta sonoro que se acenderá e se isso for ignorado, o carro vai abrandar e eventualmente parar. Segundo Musk, o software foi desenvolvido para aumentar a segurança dos motoristas, mas ressaltou que em caso de acidentes, o motoristas ainda será o responsável.

O software usa uma combinação de câmeras, radares, sensores ultra-sônicos e dados de mapeamento para determinar a sua posição e trafegar. Quando chega ao seu destino, é capaz de buscar um espaço disponível e estacionar.

Entre as limitações está a condução em dias de neve intensa. Tais condições torna o funcionamento do sistema mais difícil.


Continua depois da publicidade


Ao falar sobre a performance do software, Musk disse que "essencialmente" é como uma pessoa, por ser capaz de melhor sua performance ao longo dos anos. Mas o recurso traz algumas vantagens em relação a seres humanos:

"A longo prazo, será muito melhor do que uma pessoa. Ele nunca se cansa, nunca teve nada para beber e nunca estará discutindo com alguém no carro. Ele não está distraído", falou.