Laboratório de Prototipagem reúne estudantes de diferentes níveis de robótica na Mercopar

Quinta e sexta-feira o espaço será ocupado para o encontro de estudantes avançados e profissionais.

Pela primeira vez, a Mercopar destina um espaço exclusivo para prototipagem e robótica, através do Laboratório de Prototipagem. Com o apoio do Polo Marista de Formação Tecnológica, na rua P do Pavilhão da Festa Uva, acontece o desafio de robótica entre estudantes da rede Marista e do Senai-RS. O desafio acontece até esta quarta-feira (7), durante a Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, aberto ao público até a próxima sexta-feira, das 14h às 21h, em Caxias do Sul. 

Laboratório de Prototipagem durante o
desafio.
Imagem: Matheus Nolli/ CIMM

O coordenador de projetos do Polo Marista, Ricardo Brodt Leistner Jr., explica que os estudantes têm dois dias para produzir um mecanismo de robótica capaz de colocar blocos de uma plataforma para um caminhão. As peças estão disponibilizadas no Laboratório de Prototipagem, onde os estudantes trabalham para atingir o desafio. Há uma impressora 3D para os alunos, no caso de faltar alguma peça e ser necessário projetar uma exclusiva para conclusão do projeto.

Quinta e sexta-feira, entretanto, o espaço será dos estudantes avançados e profissionais, que se reunirão numa grande troca de conhecimento em robótica. Estudantes, professores e participantes de desafios de robótica discutirão sobre projetos já em andamento, como um brainstorming colaborativo.

“Cada um na sua área, uni a necessidade com técnicas que já vêm sendo desenvolvidas. Isso nos dá grande possibilidade de linkar o que estamos desenvolvendo na rede [Marista] com a realidade. Aqui eles vão encontrar várias aplicações para aquilo que eles estão estudando”, explica o coordenador de técnicas educacionais da Rede Marista, Elois José Rockenbach.

Um dos projetos que estarão em pauta entre os estudantes de nível avançado é
o Projeto Jabuti Edu, que recebe nova versão com eneergia solar.
Imagem: Matheus Nolli/ CIMM