Foton nomeia 34 fornecedores para produzir no Brasil

Cummins, ZF, Maxion, Dana, Pirelli, Monroe, Heliar e Rassini estão na lista.

A Foton já nomeou 34 fornecedores no Brasil para a fabricação local do caminhão Foton 10 – 16DT, de 10 toneladas, cujo protótipo se encontra em fase final de testes de rodagem com avaliações técnicas pela engenharia da empresa circulando em diversas regiões do Brasil, informa em comunicado divulgado na quarta-feira, 30. Segundo a companhia, este será o primeiro modelo da marca a ser produzido aqui e garante que ele sairá de fábrica com mais de 65% de conteúdo nacional, índice que atende os requisitos do Inovar-Auto e índice mínimo exigido pelo BNDES para financiamentos via Finame.

Entre as empresas confirmadas, estão Cummins (motores), ZF (transmissão), Knorr (conjunto de freios), Sachs (embreagens), Maxion (chassis e rodas), Dana (eixos e cardan), Voss (conexões), Pirelli (pneus), Monroe (amortecedores), Bepo (tanque de combustível), Rassini (feixes de mola), Heliar (baterias) e ThyssenKrupp (barras estabilizadoras), entre outras. 

De acordo com o gerente de engenharia e desenvolvimento da Foton, Leandro Lucki Gedanken, foram realizadas importantes alterações técnicas no projeto original chinês: “O comportamento dos primeiros caminhões nacionais da Foton ficou acima das expectativas. A nova suspensão realmente demonstrou ser muito mais adequada às condições encontradas no Brasil. O consumo de combustível ficou dentro do especificado pela Cummins. O motor também foi validado e homologado pela Cummins (P7), garantindo a redução de emissão de poluentes. Os veículos já rodaram em diversas condições como urbana, rodoviária, além de trechos off roads, com todas as configurações de cargas sendo vazio, meia carga e carregado”.

Fábrica

A Foton promete iniciar suas operações de produção no Brasil no primeiro semestre de 2016, prazo que a empresa tem para atender as exigências que aceitou ao se habilitar ao Inovar-Auto. Pelos planos iniciais da montadora de origem chinesa, a fábrica será erguida em Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre (RS), cujas obras ainda se encontram em estágio de terraplanagem, de acordo com as últimas informações sobre o empreendimento citados pela prefeitura de Guaíba.


Continua depois da publicidade


Entretanto, fontes ligadas ao setor adiantou à Automotive Business sobre o interesse da Foton na planta da International em Canoas, também no estado gaúcho, e cuja produção estaria definhando. À época, a Foton confirmou que “está trabalhando em alternativas para antecipar o início da produção do caminhão nacional de 10 toneladas de PBT para janeiro de 2016”, mas que “mantém sigilo até a definição final dessas eventuais negociações”.


Tópicos: